Uma grande universidade estadual está oferecendo uma série de cursos gratuitos ao público. Esta é uma grande oportunidade para os brasileiros que desejam colocar um diploma de ensino superior em seu currículo. Vale a pena notar que as universidades públicas tendem a ser mais prestigiadas do que as privadas. Os recrutadores dão preferência a candidatos de universidades públicas. Além disso, não há taxas mensais.
Neste caso, a renomada universidade estadual oferece a possibilidade de EAD (Ensino à Distância). Então, o aluno pode ter acesso a uma graduação de qualidade, da sua casa e gratuita. São milhares de vagas, de acordo com o edital. Caso você deseje ingressar no ensino superior, não pode ficar de fora desta oportunidade. Continue lendo esta matéria para mais detalhes das vagas.
A Universidade Estadual do Maranhão abriu, nesta segunda-feira (22), mais de mil vagas para a modalidade EAD. Os cursos de licenciatura abrangem três áreas diferentes. Conforme já mencionado, trata-se da oportunidade perfeita para os que desejam ingressar no ensino superior. Vale destacar que todos os cursos são gratuitos – assim como qualquer graduação em uma universidade pública. Neste caso, o aluno ainda tem a possibilidade de fazer as aulas à distância.
São 1.020 vagas no total. As inscrições começaram na última segunda-feira (22) e vão até o dia 23 de junho. Os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 50,00 para participar do processo seletivo. A página de inscrição pode ser encontrada no anúncio. Para acessar, basta clicar neste link: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2023/05/Edital-n.o-57_2023_GR_UEMA_-UEMANET-2023_9696.pdf.
Para se matricular nesses cursos, é preciso ter concluído o ensino médio. Este aviso contém informações adicionais. Dessa forma, os alunos podem verificar as normas específicas de cada curso.
Veja os cursos oferecidos
A Universidade Estadual do Maranhão oferece os seguintes cursos pela modalidade EAD:
Saiba como ingressar no ensino superior
Se as opções de faculdades estaduais não se adequarem ao seu perfil, você pode buscar o ensino superior por outros meios. A forma mais comum é através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste caso, os alunos têm três opções.
A primeira é a Universidade Federal, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Há também o Prouni (Programa Universidade para Todos), que garante bolsas de estudo a instituições privadas. Por fim, o governo federal pode conceder auxílio estudantil por meio do FIES (Auxílio Financeiro Estudantil).
Universidades estaduais também são uma opção. Nesse caso, é preciso ficar atento ao vestibular. Verifique a página da agência do seu estado para não perder nenhuma atualização importante. Geralmente disponível no meio do ano.
Finalmente, algumas universidades privadas oferecem bolsas de estudo. Verifique as possibilidades de desconto.