Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentam neste domingo (12) o desafio de responder 90 perguntas de matemática, física, química e biologia, em apenas 5 horas. Ao g1, candidatas que fazem a prova em Boa Vista também relataram outros obstáculos: conciliar os estudos com dois empregos, maternidade e a vida social.
A estudante Sabrina Alves, de 18 anos, presta o Enem pela primeira vez e durante o período de preparação precisou fazer mudanças para conseguir conciliar os estudos com a rotina. A principal foi deixar um dos empregos para se dedicar mais.
“Eu tinha dois empregos, trabalhava de manhã e a noite, mas precisei sair do meu trabalho da noite para eu conseguir estudar. Então, eu trabalhava de manhã, estudava a tarde e trabalhava a noite, eu tive que dar uma reviravolta na minha rotina”, disse a estudante que deseja ingressar no curso de psicologia para se especializar em psicopedagogia.
Confiante, ela espera se “virar” como no primeiro dia de provas. No último domingo (5), foram questões de linguagens e ciências humanas e redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
“Exatas não é muito muito meu forte, mas eu estudei bastante”, completou.
Assim como ela, a estudante Virnna Marjory, de 18 anos, concilia estudos com um trabalho de seis dias por semana. O sonho dela é cursar enfermagem e deixou de sair com os amigos para conseguir estudar para o Enem.
“Eu trabalho, estudo e faço curso ainda. Não tive tanto tempo, mas o tempo que eu tive eu consegui dar uma estudada assim, mas não me sinto preparada 100% […] Eu estudava e deixava a minha vida social de lado, foi difícil ver meus amigos saindo essas coisas assim”.
Já para a candidata Dirceneide Lima, de 31 anos, o desafio é outro: adaptar o cotidiano da maternidade, trabalhar e estudar. Dirceneide é vendedora em uma distribuidora e pretende cursar administração.
“Eu trabalho o dia todo, tenho dois filhos, foi bem apertadinho mesmo. No horário que eles não estavam acordados eu estudava”, disse ela, que está com as expectativas altas para a aprovação.
Os portões dos locais de prova em Roraima abriram às 11h e fecharam às 12h. Os candidatos terão 5h para responder 90 questões de múltipla escolha de matemática, física, química e biologia.