A um passo do tão aguardado novo concurso da Caixa Econômica Federal (CEF). Na quarta-feira, dia 24 de maio, a presidente da instituição, Rita Serrano, anunciou a contratação de 800 pessoas do último evento, realizado em 2014, por meio de uma postagem em sua rede social. Segundo ela, a campanha de captação será aberta em junho, com início imediato. Em 12 de janeiro, em solenidade da agência, o presidente já havia destacado a enorme necessidade de pessoal, o que poderia justificar uma nova seleção nas eleições intermediárias. Em 2022, a agência já anunciou o interesse em realizar uma nova licitação assim que os demais casos forem resolvidos. Como tal, pode haver algumas revelações desta magnitude nos próximos meses.
Aproveitando a oportunidade, o presidente destacou ainda que a Caixa está passando pelo processo de abertura de novas agências, o que demanda funcionários.
A competição começou em 2014 e terminará em 2016. No entanto, devido à não convocação dos candidatos aprovados, foi ajuizada Ação Civil Pública (ACP) no Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir o andamento da convocação. Assim, a escolha permanece em vigor até que o processo transite em julgado.
O ingresso na instituição é feito por meio da carreira de técnico bancário. Para participar do concurso é preciso ter ensino médio completo e o salário inicial é de R$ 3.000
Além do salário, os funcionários da Caixa também contam com diversos benefícios:
Participar nos lucros ou resultados;
Enviando documentos;
vale-refeição/alimentação;
assistência de creche;
pensão complementar;
Possibilidades de desenvolvimento de carreira;
Acesso a ações de treinamento e desenvolvimento
Concurso da Caixa Econômica Federal: veja as atribuições do técnico bancário
As responsabilidades profissionais são as seguintes:
para servir o público,
conduzir negócios e vender produtos e serviços;
Identificar clientes na realização de treinamentos específicos, verificar a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais;
utilização de equipamentos e ferramentas técnicas para a realização de atividades administrativas e operações bancárias;
Preparação geral, redação e conferência de documentos e correspondências;
Inserir e consultar dados e auxiliar na manutenção e melhoria de sistemas operacionais de computadores e outros aplicativos relacionados às suas atividades;
Realizar diversos cálculos e controles numéricos;
Identificar e apontar oportunidades de melhoria de seus processos operacionais;
Desempenhar outras atividades inerentes ao conteúdo profissional do cargo.
Saiba como foi a última seleção
Além do último concurso Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção ocorreu em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, destinadas somente para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.
As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).
A seleção contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:
- língua portuguesa;
- matemática financeira;
- conhecimentos bancários;
- conhecimentos específicos.