sábado, maio 21, 2022

Últimas Postagens

Quem recebe o BPC garante o recebimento do vale-gás?

Vai até o dia 29 de abril mais uma rodada de pagamento do vale-gás. O benefício atende mais de 5,39 milhões de famílias brasileiras. As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são contempladas pelo vale-gás. Confira as regras do programa.

O primeiro passo para ter acesso ao vale-gás é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O pagamento do benefício é a cada dois meses. E corresponde a 50% do preço médio do botijão de gás, que nesta rodada está em R$ 51.

Vale-gás para quem recebe o BPC

Antes de tudo é importante conhecer o BPC. O benefício assistencial garante um salário mínimo por mês para pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Assim, para saber se o BPC dá direito ao vale-gás, é essencial conhecer as regras do benefício que auxilia as famílias na compra do botijão de 13 quilos.

Por isso, tem direito ao vale-gás os inscritos no CadÚnico com renda familiar mensal – por pessoa – igual ou menor a meio salário mínimo. Entram na lista de prioridades também as famílias que tenham entre os membros da casa um beneficiário do BPC.

Outra regra destaca ainda que o auxílio seja concedido preferencialmente para as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica.

Apesar da possibilidade de recebimento, o Ministério da Cidadania ainda trabalha para incluir todos que têm direito ao auxílio na compra do botijão. Dessa forma, o simples fato de receber o BPC não garante o recebimento do vale-gás.

Isso porque a inclusão de mais famílias depende do orçamento do governo federal. Aos poucos, a expectativa é que mais pessoas sejam contempladas. Além disso, o pagamento do benefício é feito de acordo com o cronograma do Auxílio Brasil. É organizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Latest Posts