terça-feira, junho 28, 2022

Últimas Postagens

Hamamélis: O que é, para que serve e como usar

Você já ouviu falar da hamamélis? Ela é uma planta medicinal que possui diversos benefícios para a saúde, tanto que algumas pessoas a usam como remédio caseiro para tratar uma série de sintomas. 

Aliás, a história da hamamélis para fins medicinais é bem extensa. Por exemplo, a planta foi utilizada por indígenas ao longo de séculos. Além disso, o seu extrato pode ser transformado em pomadas ou chás.

  Continua Depois da Publicidade  

Entenda melhor o que é a hamamélis, descubra como usar a planta e para quais finalidades!

Para que serve a hamamélis?

Planta hamamélis
A planta é usada como um remédio natural

A hamamélis é uma planta medicinal que pode ser usada para auxiliar diversos casos, como:

  • Cortes ou hematomas
  • Picadas de insetos
  • Contusões
  • Hemorróidas
  • Assaduras
  • Dor de garganta
  • Problemas de circulação
  • Prisão de ventre

Mas, os seus benefícios não param por aí

A hamamélis é um tônico natural para o rosto, tanto que aparece na formulação de diversos produtos. Esses produtos podem aliviar problemas como queimaduras solares faciais, ferimentos, inflamações e até ajudar contra a acne.

Além disso, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, que aliviam e melhoram lesões. Ela também pode bloquear sangramentos nasais. Assim, é ótima para pessoas que moram em lugares muito quentes e costumam enfrentar o incômodo sangramento nasal repentino.

A hamamélis ainda auxilia no tratamento de irritações e descamações da pele, sendo útil no tratamento de eritema. Além disso, o seu efeito antioxidante contribui com a prevenção do envelhecimento precoce. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os seus benefícios também incluem a saúde do couro cabeludo. Isso porque a planta ajuda a aliviar a sensibilidade da região, diminuindo as caspas e as coceiras.  Ela também ajuda contra a fraqueza capilar, o que proporciona um crescimento capilar mais saudável e cabelos mais bonitos e brilhantes.

Como se não bastasse, a hamamélis também é conhecida por ajudar a aumentar a elasticidade das veias, podendo produzir um efeito positivo na redução da pressão arterial.

Como usar a hamamélis

Pomada de hamamélisPomada de hamamélis
A hamamélis pode ser encontrada na forma de pomada

As partes realmente importantes da hamamélis são as suas folhas e a casca. Afinal, são elas que contêm as propriedades medicinais e podem ser utilizadas de várias formas, por exemplo:

  • Pomada para ferimentos, queimaduras, cortes, hematomas, infecções ou hemorroida: aplique uma pequena quantidade na região e espalhe bem, realizando uma massagem. Repita o processo 3 vezes por dia, ou de acordo com orientação médica.
  • Chá para garganta inflamada ou problemas estomacais: a indicação é ingerir 3 xícaras por dia.
  • Extrato para pele irritada ou queimaduras: o modo de uso é o mesmo da pomada, aplique uma pequena quantidade na região afetada 3 vezes ao dia.
  • Cápsulas para prisão de ventre e má circulação: 2 pela manhã e 2 antes de dormir, todos os dias durante 2 semanas, ou de acordo com recomendação do rótulo ou profissional de saúde.

Existem também alguns tipos de spray com hamamélis, que servem para diferentes finalidades. Por exemplo, há o spray que alivia a febre e o spray para diminuir o mau cheiro nos pés, entre outros.

Efeitos colaterais

O seu uso é seguro, porém, algumas pessoas podem ter alergia à planta medicinal. Assim, a orientação é fazer um teste: aplique o produto com hamamélis em alguma região da pele e a observe por 24 horas. Caso apresente irritação, inchaço ou coceira, suspenda o uso.

Em alguns casos, a ingestão da planta pode gerar náuseas, vômitos e problemas estomacais diversos. Ao mesmo tempo, vale destacar que a planta é contraindicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, é bom conversar com um profissional da saúde antes de ingeri-la, para evitar possíveis efeitos colaterais, bem como saber a melhor forma de utilizar a planta medicinal para o seu caso em especial.

É importante lembrar que o organismo cada pessoa reage a uma mesma substância de formas diferentes e que cada um possui diferentes necessidades, que podem exigir mudanças na forma de utilizar a planta.

Além disso, tome cuidado ao procurar produtos que contém hamamélis. Opte pelos que são realmente naturais, pois alguns contém fragrâncias e álcool na composição, o que pode irritar peles sensíveis.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a hamamélis? Qual benefício da planta chamou mais a sua atenção? Comente abaixo.

1 Estrela1 Estrela2 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading…

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts