sexta-feira, maio 20, 2022

Últimas Postagens

Como fazer suco de inhame – 6 receitas e dicas

Quem conhece os benefícios do inhame provavelmente já usou o alimento ao menos uma vez nas suas refeições. Mas, se você é daqueles que não vai muito com a cara do vegetal, saiba que aprender como fazer suco de inhame pode facilitar o seu consumo.

Além disso, outra vantagem da receita é que a bebida pode ajudar a reforçar a dieta de quem está de cama e não anda muito disposto para comer. Então, o que acha de conhecer algumas opções de suco de inhame?

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Benefícios do Inhame – Para que serve e como usar

Como fazer suco de inhame – 6 receitas

Inhame
Utilize o inhame descascado e cortado em pedaços para fazer diversas combinações para sucos

1. Suco de inhame com maçã e gengibre

Ingredientes

  • ½ inhame pequeno descascado e cortado em pedacinhos
  • 1 maçã pequena picada
  • 1 rodela de gengibre fresco
  • 1 colher de sopa de suco de limão (espremido da fruta na hora)
  • 1 1⁄2 xícara de água filtrada gelada.

Modo de preparo

Coloque o inhame no liquidificador. Então, esprema o limão até dar uma colher de sopa do suco e junte ao inhame no liquidificador. Bata por dois a três minutos. Logo depois, adicione a maçã e o gengibre e bata novamente muito bem até o suco ficar bem homogêneo.

2. Suco de inhame com limão

Ingredientes

  • 1 xícara de inhame descascado e cortado em cubos
  • ½ suco de limão (espremido da fruta na hora)
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Ponha o inhame no liquidificador e esprema o suco da metade de um limão por cima. Logo após, complete com a água e bata até o suco ficar bem homogêneo. 

3. Suco de inhame com laranja

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno descascado e cortado em cubos
  • 2 laranjas descascadas e cortadas
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por no mínimo três minutos, até o suco ficar bem homogêneo. 

4. Suco de inhame com aipo e beterraba

Suco de inhame com beterrabaSuco de inhame com beterraba

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno descascado e picado
  • 1 maço de aipo picado
  • 1 beterraba pequena
  • 1 limão com casca cortado ao meio
  • Água a gosto.

Modo de preparo 

Junte o aipo e o limão com casca e tudo no liquidificador. Então, acrescente o restante dos ingredientes e bata bem até o suco ficar uniforme.

  Continua Depois da Publicidade  


5. Suco de inhame com banana e chia

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno descascado e picado
  • 1 banana pequena picada
  • 1 colher de chia
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Junte a água, o inhame e a banana no liquidificador. Logo depois, bata bem até ficar homogêneo. Então, transfira o suco para um copo, adicione a chia e misture bem com uma colher.

6. Suco verde com inhame

Ingredientes

  • 2 rodelas de inhame
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça.
  • 2 folhas de couve
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 2 folhas de rúcula
  • 2 rodelas de pepino.

Modo de preparo

Reúna todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter um suco homogêneo.

Mais dicas importantes

Para que sejam saudáveis, as receitas não levam açúcar. Mas, elas contam com a presença de frutas que ajudam a deixar a bebida mais agradável. Para que a bebida fique mais geladinha e refrescante, você ainda pode finalizar com pedrinhas de gelo ao servir.

No entanto, fique de olho: ao preparar os sucos, não use o inhame taro. Isso porque ele não deve ser consumido cru, já que pode provocar queimação no estômago ou diarreia. 

Além disso, higienize muito bem o inhame e demais ingredientes que utilizar na sua receita de suco de inhame para evitar algum tipo de contaminação.

Os benefícios

O inhame é fonte de nutrientes bem importantes para a saúde. Por exemplo: carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, antioxidantes como vitamina C e minerais como cobre, potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio.

  Continua Depois da Publicidade  

Famoso por ter ação desintoxicante e depurativa, o inhame pode contribuir com a eliminação de toxinas do sangue. Ao mesmo tempo, por conta das suas vitaminas do complexo B e da presença de vitamina C na sua composição, algumas pessoas usam o suco de inhame para ajudar a imunidade.

Entretanto, é preciso destacar que o suco de inhame não é uma bebida milagrosa ou que pode curar doenças. Ela fornece nutrientes importantes para ajudar na manutenção de uma boa saúde.

Aliás, lembre-se que para manter uma boa saúde, é importante não usar apenas o inhame, mas cuidar para que toda a dieta seja saudável, equilibrada e sem excessos. 

Do mesmo modo, quem está doente e quer reforçar a alimentação com o suco de inhame não pode deixar de seguir todo o tratamento que o médico recomendou para poder se recuperar sem maiores problemas.

Não adianta muita coisa aprender como fazer suco de inhame direitinho, se não for possível aproveitar os nutrientes do alimento, não é mesmo? Afinal, é por conta deles que a bebida pode trazer benefícios. 

Em primeiro lugar, uma dica bem importante é não coar o suco. Isso porque quando se coa a bebida, as fibras dos seus ingredientes vão embora, o que torna o suco menos saudável. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além de serem importantes para a digestão, as fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não digere e que faz com que a absorção dos outros carboidratos seja mais lenta, reduzindo seu índice glicêmico.

Por outro lado, sem as fibras, um suco fica com muitos carboidratos de rápida absorção. Essa absorção mais rápida de carboidratos gera picos nos níveis de açúcar no sangue, que resultam em picos de insulina.

A saber, a insulina é um hormônio que estimula as células a absorver a glicose (açúcar) do sangue para usá-la como energia ou armazená-la em outra região do corpo, o que pode ocorrer na forma de gordura. Ou seja, insulina demais pode significar mais gordura.

Nesse sentido, as coisas pioram se além de perder as suas fibras, o suco for adoçado qualquer tipo de açúcar ou mel. Aprenda como usar o suco na dieta e entenda mais sobre isso.

Em segundo lugar, para não desperdiçar outros nutrientes do suco, é importante consumir a bebida imediatamente após o preparo. Portanto, vale a pena fazer apenas a quantidade de suco que você for beber na hora.

No entanto, se mesmo assim sobrar um pouco da bebida, coloque o suco dentro de um recipiente escuro, tampe muito bem e deixe na geladeira.

Você já provou algum suco de inhame? Sabia que existem benefícios dessa bebida exótica para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela1 Estrela2 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading…

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts