sexta-feira, maio 20, 2022

Últimas Postagens

Café de açaí: o que é, benefícios e como fazer

O café de açaí é uma alternativa ao café tradicional, e foi descoberto por acaso. Ambos tem sabor parecido, mas o café de açaí tem as suas particularidades, bem como oferece diversos benefícios à saúde, conforme você vai ver a seguir.

O que é e de onde vem o café de açaí?

pó de café de açaí
O café de açaí foi uma invenção de alguns produtores do Pará

Não se sabe exatamente quem foram os inventores, porém existem alguns produtores de café de açaí no interior do estado do Pará.

  Continua Depois da Publicidade  

Um deles é o casal Perina Rodrigues Silva e Roberto Carlos Cunha, que está em processo de patente do produto desde 2017, segundo o UOL. Enquanto ela é maranhense, ele é goiano e há cerca de 30 anos se mudaram para o Pará.

Foi nessa época que eles criaram a sua versão do café de açaí, mesmo que meio sem querer. No período, não havia como comprar mantimentos no local onde moram e o meio de transporte disponível para levá-los até outro lugar onde faziam compras não era frequente, contaram ao UOL.

Certo dia, o café acabou e Perina teve a ideia de fazer café com os caroços do açaí. Primeiro ela usou o açaí branco, mas ficou muito amargo. A receita só deu certo quando ela usou o caroço do açaí escuro, que rendeu um sabor parecido com o do café. 

Então, com o passar do tempo, Perina foi aprimorando a produção para chegar ao sabor que o seu café de açaí tem hoje. O processo inclui a seleção dos caroços e um cuidado especial com o tempo de torra. 

Quais os benefícios do café de açaí?

Bebendo caféBebendo café
Ter à disposição um café que é livre de cafeína pode ser um grande benefício para algumas pessoas

Achou estranha a ideia de tomar café de açaí? Mas, saiba que ele possui uma série de benefícios, que fazem valer a pena dar uma chance a essa bebida diferentona. Por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  


É livre de cafeína

Por não conter cafeína, o café de açaí é uma opção para quem está tentando cortar a substância do dia a dia ou não se dá muito bem com o café normal porque sofre com sensibilidade ou intolerância à cafeína. 

Vale lembrar que o excesso de cafeína pode provocar efeitos colaterais como insônia, tremores, dor de cabeça, tontura, desidratação, ritmo cardíaco acelerado e ansiedade. Assim, mesmo que não queira abandonar o café, você pode mesclar o consumo da versão tradicional com o café de açaí para não abusar tanto da cafeína.

Fonte de vitaminas

O café de açaí é uma bebida nutritiva, já que contém vitaminas importantes para o funcionamento do organismo humano. São elas: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Contém fibras

O café de açaí também contém fibras, nutriente que ajuda a dar saciedade, auxilia o sistema digestivo e contribui com a prevenção da prisão de ventre. 

Possui propriedades antioxidantes

Outro benefício associado à bebida é apresentar compostos fenólicos com ação antioxidante. Os antioxidantes são capazes de bloquear parte dos danos que os radicais livres causam.

Esta é uma ótima notícia, afinal, o acúmulo de radicais livres ao longo do tempo tem uma grande relação com o processo de envelhecimento. Além disso, eles podem contribuir com o desenvolvimento de doenças como artrite, câncer e doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  


Sustentabilidade

Aproveitar os alimentos ao máximo é importante para a sustentabilidade do meio ambiente, e levando isso em conta, temos mais um ponto positivo para o café de açaí. Afinal, o caroço do fruto que iria para a lata do lixo é usado como matéria-prima da bebida.

Onde encontrar e como fazer o café de açaí

Na produção, os caroços do açaí são lavados, secos, torrados e moídos. Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar o produto à venda por preços a partir de pouco mais de R$ 15.

Os valores variam conforme o tamanho da embalagem e o estabelecimento que o vende. É possível achar o café de açaí em lojas especializadas ou grandes redes de comércio.

Por se tratar de um café mais suave, a recomendação é preparar a bebida com um coador. Cheque a embalagem do produto para conhecer as instruções específicas de preparo do seu café de açaí.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do café de açaí? Pretende provar e experimentar os benefícios dessa iguaria? Comente abaixo!

1 Estrela1 Estrela2 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading…

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts