sábado, maio 21, 2022

Últimas Postagens

O App CadÚnico já está disponível: Veja como vai funcionar

Criado em 2001 o CadÚnico  é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda para a seleção e integração de beneficiários de programas sociais governamentais.

Mas foi com a chegada da pandemia e com a criação dos programas sociais como Auxílio emergencial e Auxílio Brasil que o CadÚnico se popularizou de fato.

Com isso, a procura por se cadastrar e atualizar seu CadÚnico milhares de brasileiros correram para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de suas cidades, fazendo com que as filas aumentassem.

E por essa razão no dia 30 de março, o novo aplicativo do Cadastro Único, lançado oficialmente. O app já conta com mais de 170 mil downloads, 42 mil pré-cadastros e mais de 21 mil atualizações cadastrais por confirmação, de acordo com dados coletados até a quarta-feira (06/04).

O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android e para dispositivos iOS (iPhone). Porém muitas pessoas estão com dúvidas em relação ao app e suas funções. Mas estamos aqui para te ajudar.

Quem pode se cadastrar?

Cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez. É importante destacar que apenas o Responsável Familiar pode realizar o Pré-Cadastro!

O Responsável Familiar é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.

O pré-cadastro não é obrigatório. O cidadão pode fazer o cadastramento diretamente em um posto do Cadastro Único, se desejar.

Vale lembrar que podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:

  • Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou
  • Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00); ou
  • possuir renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

O que pode ser feito pelo app?

  • Criar pré-cadastro (O cadastro completo ainda deve ser feito pelas prefeituras e ter os dados confirmados com documentos pessoais do Responsável Familiar)
  • Consultar os seus dados cadastrais
  • Emitir comprovante de cadastro
  • Consultar os benefícios recebidos
  • Atualizar os dados por meio confirmação no app.

Pré-cadastro

Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo.

O Ministério da Cidadania reforça ainda que o acesso completo no app só se dá com o login gov.br. Quem não tem uma conta Gov.Br poderá apenas fazer uma consulta simplificada de seu cadastro.

O Pré-Cadastro permite que você informe dados importantes para agilizar o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, você terá 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios dos integrantes da família e complementar os outros dados do Cadastro Único.

A complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.

Latest Posts