domingo, maio 22, 2022

Últimas Postagens

Scooters elétricas que carregam 100% de bateria em 5 minutos?

A empresa automotiva indiana Ola Electric, das rápidas scooters elétricas Ola S1 e Ola S1 Pro, está iniciando uma parceria estratégica com a fabricante israelense de baterias de carregamento rápido StoreDot. E quando falamos de rapidez, estamos falando de uma tecnologia que carrega uma bateria de 0 a 100% em apenas 5 minutos.

Não à toa, a empresa de Israel chama sua tecnologia de “Extreme Fast Charging (XFC) battery”. Agora, a Ola Electric se junta a outras grandes empresas que também atuam junto à StoreDot, como a Daimler, Samsung e TDK.

publicidade

Leia também:

Os trabalhos da parceria estarão voltados para pesquisa e desenvolvimento (P&D) da tecnologia a serem realizados pela Ola Electric na Índia. Também tendo como foco a escala para produção em massa de suas células de íons de lítio XFC de ânodo à base de silício.

160 km em 5 minutos (até menos)

Segundo o planejamento, até 2024, os componentes serão inicialmente capazes de fornecer 160 km de alcance para as scooters elétricas Ola em 5 minutos de carga. Essa competência deverá aumentar ainda mais em uma década, quando os desenvolvimentos na bateria pretendem oferecer os mesmos 160 km de alcance com apenas uma carga de 2 minutos.

A Ola Electric vem aumentando seus investimentos em P&D em química e fabricação de células avançadas, bem como em tecnologias de baterias de ponta e novos sistemas de energia. Recentemente, anunciou um investimento de US$ 100 milhões para estabelecer a Ola Futurefoundry, seu centro global de engenharia avançada e design de veículos, no Reino Unido, onde trabalhará em sua futura linha de veículos elétricos, incluindo quatro e duas rodas.

Enquanto isso, as células XFC da StoreDot estarão disponíveis tanto no formato pouch (com camada externa diferente de um estojo rígido de metal) quanto no formato da família 4680 da Tesla (cilíndrico). Na densidade atual, a bateria possui 300 Wh/kg e, conseguindo alcançar a carga total em 2 minutos por volta de 2032, a densidade será acima de 550 Wh/kg a base de pós-lítio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts