domingo, maio 22, 2022

Últimas Postagens

Por causa da guerra, preço do óleo de soja dispara em Mato Grosso

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia refletiu na interrupção do fornecimento de óleo de girassol, impulsionando a procura por óleos substitutos. Os dois países juntos representam 77,25% das exportações mundiais do produto, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Logo, diante da menor oferta, os grandes consumidores do subproduto (em especial Índia e China), estão migrando para outros óleos vegetais, como o óleo de soja, e assim direcionando sua demanda
para América do Sul.

Foto: Abiove

Para se ter uma ideia, as exportações brasileiras de óleo de soja com destino à Índia no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano representaram 28,38% do total das importações do ano de 2021. Desse modo, os preços do subproduto em Mato Grosso apresentaram acréscimo de 14,96% na primeira quinzena de março de 2022 ante a média do mês anterior, chegando a R$ 8.849,50/t.

Por fim, caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro, fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022.

As informações constam no Boletim de Oferta e Demanda publicado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts