sexta-feira, maio 20, 2022

Últimas Postagens

Kawasaki constrói Bex, uma cabra robô para humanos montarem

A Kawasaki construiu um robô em formato de cabra. A frase parece retirada de um livro de ficção científica, mas é apenas Bex, um robô de feições animais com foco em mobilidade multifuncional e feita para humanos montarem ou utilizarem de carga. Ele é resultado do Kaleido, um dos projetos do Robust Humanoid Platform (RHP), uma iniciativa da fabricante de motos que visa construir robôs que sejam um meio caminho entre humanos e androides com rodas.

 “Acreditamos que a tecnologia de andar cultivada no desenvolvimento de robôs humanoides pode definitivamente ser aplicada a robôs quadrúpedes também”, explica Masayuki Soube, chefe do projeto.

publicidade

Leia também:

Para ser mais específico, o Bex, na verdade, é inspirado no íbex, uma cabra selvagem que habita as regiões montanhosas dos Alpes suíços. Ao contrário de sua contrapartida real, entretanto, a cabra robô da Kawasaki soa quase uma aberração. Trata-se de um quadrúpede com rodas nos joelhos que ostenta luzes piscantes ao longo do pescoço e dos chifres. Ao andar, o robô remonta ao androide recém-lançado pelo Boston Dynamics.

Reprodução/YouTube/Kawasaki

Projetado com uma parte superior modular, o Bex pode ser usado para transportar um passageiro humano ou uma carga de 100 quilos. A cabeça também é modular e pode ser substituída por qualquer outra cabeça de acordo com o gosto do proprietário. Na verdade, a Kawasaki afirma que a cabra robô pode até funcionar sem a cabeça (foi o que dissemos lá em cima sobre Bex ser uma aberração).

De qualquer forma, o robô, de fato, é funcional. Como pode ser visto no vídeo abaixo, o autômato é capaz de andar nas quatro pernas. E segundo a Kawasaki, em sua configuração com rodas, se mover mais rapidamente. O robô ainda consegue, segundo a marca, enfrentar terrenos irregulares.

Estabilidade em primeiro plano

A Kawasaki primou pela estabilidade na concepção do Bex. Na configuração com rodas, todas as suas rodas fincam no chão, enquanto no modo caminhada, duas de suas pernas sempre estão no solo. Talvez por este foco a montadora japonesa não informou a velocidade máxima da cabra robô (ou robô-cabra, você escolhe).

O Bex foi apresentado durante a Feira Internacional de Robôs de 2022 em Tóquio (Japão). A Kawasaki não deixou claro se o androide irá algum dia para a linha de montagem nem seu mercado-alvo com a invenção. Vale lembrar que a empresa japonesa não é a primeira a entrar na onda dos robôs quadrúpedes para mobilidade — a Swiss-Mile, por exemplo, fez recentemente um carro em formato de cachorro.

Crédito da imagem principal: Reprodução/YouTube/Kawasaki

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts