sexta-feira, maio 20, 2022

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CadÚnico: quando as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único?

O registro no Cadastro Único (CadÚnico) permite o acesso a programas sociais, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Casa Verde e Amarela. Mas, para manter os benefícios, é necessário cumprir as regras estabelecidas pelo governo. Veja, em nossa matéria, o que pode excluir as famílias do CadÚnico.

O governo federal costuma fazer revisões mensais em relação a situação dos inscritos no CadÚnico. Geralmente, as avaliações são realizadas pelo Ministério da Cidadania.

CadÚnico: o que provoca a exclusão

De acordo com o governo federal, para fazer parte do CadÚnico, a pessoa precisa cumprir as seguintes regras:

  • Famílias com renda de até meio salário mínimo per capita (R$ 606);
  • Famílias com renda total até três salários mínimos por mês (R$ 3.636);
  • Desde que previsto em lei, pessoas que fazem parte de famílias com renda superior a três salários mínimos.

Portanto, se a pessoa não estiver dentro dos requisitos de renda, ela será desligada do registro. Além disso, existem outros critérios e situações que levam ao cancelamento do Cadastro Único:

  • Cadastro desatualizado (quantidade de membros na família, mudança de estado civil, endereço ou telefone, vínculo de trabalho, renda familiar, despesas);
  • Caso a pessoa faleça;
  • Se o beneficiário pedir a exclusão;
  • Se a pessoa titular for retirada e o cadastro não for repassado para outro membro da família.

CadÚnico: como realizar atualização

Como a atualização do CadÚnico é importante para a manutenção do registro, é fundamental saber como manter a inscrição em dia. São ofertadas três opções de atualização do CadÚnico.

A primeira forma é online, no site do Cadastro Único. A segunda opção também é online, mas por meio do aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS). Para acessar a ferramenta é necessário ter uma conta do gov.br. Caso a pessoa não possua, é necessário criar uma.

Para quem não tem acesso à internet, existe a possibilidade de entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. Ligue para o número 0800 707 2003. Será necessário informar o CPF.

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