segunda-feira, agosto 8, 2022

Últimas Postagens

Toyota planeja lançar sistema operacional para seus carros até 2025

Até 2025, a Toyota planeja lançar seu próprio sistema operacional para administrar motores elétricos, baterias e funções de infoentretenimento e direção autônoma. O sistema, que vem sendo chamado de “Arene” pelos japoneses, vem para fazer frente aos projetos de Volkswagen e Daimler, ambas em avançado processo de desenvolvimento de seus softwares proprietários.

O sistema operacional da Toyota terá funcionamento semelhante ao de um smartphone. Isto é, assim que um carro estiver conectado à plataforma, ele terá acesso automático a funções compartilhadas e atualizações over-the-air. No modo autônomo, a plataforma controlará componentes básicos como volante, freios e acelerador, além de acompanhar informações sobre localização e tráfego.

publicidade

Segundo informações da publicação japonesa Nikkei, a Toyota provavelmente vai disponibilizar o Arene para afiliadas como a Subaru e monetizar o sistema operacional através de um modelo de licenciamento. A empresa japonesa também abrirá a plataforma para desenvolvedores terceiros e, assim, incentivar startups a criarem apps de direção autônoma e outras utilidades. Na verdade, à medida que um maior número de usuários e desenvolvedores entrarem na jogada para evoluir o Arene, melhor será a eficiência do sistema, na avaliação da montadora.

Mudança de paradigma

Nos últimos tempos, os carros têm sido valorados no mercado não apenas pelo “hardware” — trem de força, transmissão, suspensão, entre outros componentes estruturais —, mas pelo software responsável por gerenciá-los. De acordo com estimativa da Lux Research, os elementos eletrônicos responderão por 50% do custo de um veículo em 2030 — um número que era de 20% em 2000. Por conta disso, as montadoras vêm embarcando numa corrida para evoluir seus sistemas de informática.

A General Motors, por exemplo, está desenvolvendo um sistema operacional que poderá ser atualizado de forma instantânea pela internet. O investimento estimado é de US$ 35 bilhões (em torno de R$ 198 bi) até 2025. A Tesla, por sua vez, vem desenvolvendo software e sistemas para seu futuro veículo 100% autônomo, mirando a comercialização desses para outras empresas no futuro.

A Toyota ainda não revelou quanto vai investir em seu sistema operacional, mas especula-se que a montadora japonesa já trabalha com a contratação de 18 mil funcionários nesse campo nos próximos anos.

Via Autoevolution

Imagem: Poring Studio/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts