domingo, janeiro 16, 2022

Últimas Postagens

Melhores frutas ricas em ferro para a dieta

As frutas podem ser uma fonte importante de ferro na nossa alimentação, já que esse mineral não está apenas presente nos alimentos de origem animal.

  Continua Depois da Publicidade  

O ferro faz parte de uma variedade de nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar adequadamente. Esse mineral é parte da hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

Além disso, o mineral está presente em diversas outras proteínas e enzimas, ao mesmo tempo em que auxilia os músculos a armazenar e a utilizar o oxigênio.

Quando pensamos em alimentos com ferro, talvez as frutas não sejam a primeira opção que surgem. Mas, existem algumas frutas ricas em ferro ou que trazem alguma quantidade do mineral. Por exemplo:

Figo

Além de ser fonte de ferro, o figo também fornece cobre, magnésio, potássio, vitamina B1 (tiamina) vitamina B2 (riboflavina), vitamina B6 (piridoxina) e vitamina K ao organismo.

  • Figo seco: 2,6 mg de ferro por 100 g

Tâmara

Rica em antioxidantes, a tâmara contém ferro e outros minerais como potássio, magnésio, cobre e manganês. Além disso, a frutinha também possui vitamina B6.

  • Tâmara seca: 1,3 mg de ferro por 100 g

Uva-passa

Boa fonte de ferro, a uva-passa ainda carrega outros nutrientes importantes para o corpo humano como potássio, cobre, manganês e vitamina B6.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela também possui um mineral chamado boro, que ajuda a manter a boa saúde dos ossos e articulações, pode melhorar a cicatrização de feridas e contribuir com a performance cognitiva.

  • Uva-passa: 2,4 mg de ferro por 100 g

Ameixa seca

Ela contém ferro, mas também é considerada uma boa fonte de manganês, cobre, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

  • Ameixa seca: 3 mg de ferro por 100 g

Damasco

damascos frescos

A fruta que é fonte de vitamina A, vitamina B5, vitamina C, vitamina E, potássio, zinco, magnésio e vários antioxidantes.

  • Damasco seco: 5 mg de ferro por 100 g

Morango

Embora não seja o nutriente mais abundante no alimento, o ferro está presente no morango, que possui quantidades melhores de potássio, manganês, vitamina B9 (folato) e vitamina C.

  • Morango: 0,4 mg de ferro por 100 g

As frutas têm um tipo diferente de ferro

Enquanto as carnes são fonte de um tipo de ferro chamado heme, os alimentos de origem vegetal, como as frutas, contêm o ferro não heme. A diferença entre os dois é que o ferro heme é melhor absorvido pelo corpo do que o ferro não heme.

A boa notícia é que é possível melhorar a absorção do ferro não heme. O truque é combinar, na refeição, alimentos com vitamina C e ferro heme com as frutas e outras comidas com ferro não heme.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, embora consumir as frutas da listinha acima possa ser útil, sozinhas elas não vão fornecer todo o ferro que o organismo necessita. É preciso que a dieta seja composta por toda uma variedade de alimentos nutritivos, incluindo os que são fonte de ferro heme e vitamina C.

Os perigos da carência de ferro no organismo

Anemia
É preciso tomar cuidado com os perigos de ter pouco ferro no sangue

Consumir alimentos com ferro todos os dias é muito importante porque a deficiência do mineral pode causar anemia.

Existem vários tipos de anemia, no entanto, a anemia por falta de ferro é chamada de anemia ferropriva. Os sintomas da doença incluem: cansaço extremo, fraqueza, palidez, tontura, mãos e pés frios, entre outros.

Mas, vale destacar que além da alimentação pobre em ferro, a anemia ferropriva pode ser causada por outros problemas como:

  • Má absorção do ferro: indivíduos com doença celíaca ou Doença de Crohn entre outras patologias;
  • Perda crônica do mineral: como por exemplo, lesões no trato gastrointestinal (úlceras);
  • Aumento da demanda por ferro: na gestação ou na amamentação.

Portanto, se você desconfia que está com anemia, além de passar a consumir mais alimentos ricos em ferro, procure a ajuda médica para saber direitinho como tratar o problema.

Fontes e referências adicionais

Você costuma consumir essas frutas ricas em ferro na dieta? Se não, pretende comer mais algumas delas no dia a dia? Comente abaixo quais delas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading…

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts