domingo, janeiro 16, 2022

Últimas Postagens

Após vendas ruins, Daimler reduz participação na Denza, sua joint venture com a BYD

Daimler e BYD anunciaram, no último dia de 2021, que vão reconfigurar a sua joint venture Denza. Segundo o acordo, “ambos os parceiros planejam concluir uma transferência de capital na Denza” que resultará em uma nova configuração acionária, com 90% para a montadora chinesa e 10% para a alemã. A mudança acontecerá em meados de 2022.

Antes, Daimler e BYD tinham participações iguais na marca — 50% para cada uma. A empresa alemã disse que seguirá “comprometida como acionista” no negócio, embora o anúncio pareça ser uma renúncia indireta para focar nos carros da Mercedes, principalmente após as péssimas vendas do Denza X (falaremos mais abaixo). Já a BYD, que passa por um momento de entusiasmo no mercado, deve investir mais na fabricante e lançar novos modelos elétricos ainda neste ano.

publicidade

“Daimler e BYD visam acelerar o desenvolvimento do Denza no crescente mercado de carros elétricos na China”, dizem as duas montadoras, em comunicado oficial. “Em 2022, a Denza apresentará novos modelos ao mercado chinês e buscará novas oportunidades de crescimento. A equipe de operações da Denza vai garantir que os clientes existentes continuem a desfrutar de serviços relevantes.”

Denza X: um pouco mais de 4 mil unidades vendidas (Denza/Divulgação)

Denza X vendeu 10 vezes menos do que o esperado

Ainda no início de 2021, surgiram os primeiros rumores de que a parceria entre Daimler e BYD estava em frangalhos. À época, segundo informações da publicação alemã Handelsblatt, fontes dentro da montadora europeia disseram que a joint venture se tratava de uma “cooperação estrategicamente irrelevante que queimava milhões [de euros]”.

Para piorar, as vendas da Denza foram abaixo do esperado. Apenas 14 mil unidades do 500, modelo flagship da montadora, foram vendidas de 2014 para cá. Já do modelo mais recente, o Denza X, apenas 4.175 foram entregues, quando Daimler e BYD esperavam um número dez vezes maior do que esse. O Denza 500 é um carro compacto semelhante a uma van, enquanto o X (mostrado na imagem principal) é um e-SUV e usa tecnologia do Tan EV, da BYD.

Via InsideEVs

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts