domingo, janeiro 16, 2022

Últimas Postagens

Toyota revela 15 conceitos de carros elétricos de uma só vez

A Toyota e sua marca de luxo Lexus revelaram hoje 15 conceitos de carros elétricos que vão desde sedans, SUVs e veículos de uso urbano a modelos de alto desempenho. Os conceitos estavam acompanhados pelo totalmente elétrico SUV bZ4X, lançado recentemente pela montadora japonesa.

O presidente Akio Toyoda começou a apresentação primeiramente falando um pouco sobre o bZ4X e dando alguns detalhes a respeito do que a Toyota pretende junto à eletrificação de seus modelos. Naquele início, apenas o SUV já lançado e outros quatro conceitos estavam aparecendo no palco, sendo a representação da família bZ de veículos elétricos a bateria fabricados pela montadora.

publicidade

Logo ao lado do bZ4X estava um conceito com a gravação “Compact SUV” na placa pintado na cor prata. Depois dele, um modelo ainda menor, denominado “Small Crossover” foi apresentado pelo presidente da Toyota, dotado de uma cor vermelha e tendo o teto em preto.

Todos os conceitos trazidos ao palco tinham os para-brisas e vidros totalmente escurecidos, sugerindo que a Toyota ainda não pretende exibir suas ideias para o interior dos conceitos.

Imagem: Divulgação/Toyota

Seguindo a apresentação, foi a vez de um sedan de médio porte com a placa “bZ SDN”, caracterizado por Toyoda como sendo ideal para um primeiro carro. Já o bZ Large SUV que apareceu em seguida se mostrou grande o suficiente para acomodar três fileiras.

Descem as cortinas

Após mais algumas palavras sobre a meta da Toyota junto à sua eletrificação (sendo citados os trabalhos da Lexus nesse movimento também), as cortinas desceram. Então, os holofotes foram colocados sobre mais 11 conceitos de carros elétricos.

Uma prévia do Lexus RZ apareceu, sendo considerado uma alternativa elegante ao Toyota bZ4X. Havia também um equivalente ao bZ Large SUV sob a marca de luxo da montadora japonesa entre os conceitos.

conceito Lexus RZ
Imagem: Divulgação/Toyota

Um cupê rebaixado com tejadilho bem inclinado se destacou como o mais esportivo, dotado de dois assentos, sendo desenvolvido para ter baterias de estado sólido. Como detalhes desse hipercarro da Lexus, um sprint de 0 a 100 km/h abaixo dos dois segundos e energia de bateria suficiente para 700 quilômetros de alcance.

A linha Lexus EV também mostrou um conversível elétrico de quatro lugares, além de uma perua swoopy. Em outro momento, a Toyota mostrou uma caminhonete totalmente elétrica, quase em sintonia com sua potente Tacoma, ao lado do que podemos considerar um FJ Cruiser para a era dos elétricos (o conceito elétrico trazia o mesmo tom de azul do off-roader quadradão, sem falar no fato de ser chamado de “Compact Cruiser EV”).

Os outros carros-conceito ali observados foram um modelo com placa “Small SU EV” da Toyota, na cor dourada, e um crossover vermelho da montadora. Além disso, um carro esportivo elétrico de dois lugares apareceu pintado no mesmo dourado do SU EV e com uma capota aparentemente removível.

Todos os conceitos de elétricos juntos
Imagem: Divulgação/Toyota

Por último, dois veículos pequenos, chamados de Mid Box e Micro Box, fizeram a vez de conceitos aptos para servirem como carros de transporte e entrega com zero emissões para uso dentro da cidade.

Planos elétricos da Toyota

A Toyota e a Lexus pretendem atingir vendas anuais globais de 3,5 milhões de EVs movidos a bateria. Com 30 veículos elétricos sendo apresentados até o final da década, graças a um investimento de US$ 70 bilhões (ou cerca de R$ 397 bilhões, em valores convertidos hoje).

Sua divisão premium será totalmente elétrica na Europa, Estados Unidos e China até 2030, quando a montadora pretende atingir um milhão de vendas de EVs por ano. Em 2035, a Lexus se tornará uma marca global puramente elétrica com ambas as empresas tendo como meta alcançar a neutralidade de carbono em suas fábricas.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts