domingo, janeiro 16, 2022

Últimas Postagens

Startup brasileira é a única participante do país em aceleração da Endeavor nos Estados Unidos

Após quatro meses de participação no programa Scale-Up da Endeavor Miami, a fintech FacilitaPay apresenta seu plano de negócios a investidores da SoftBank e Venture City.

No início de dezembro, a mineira FacilitaPay apresentou seu plano de negócio no DemoDay, evento de encerramento do Cohort Four, programa de Scale-Up da rede de empreendedores Endeavor Miami. Desenvolvedora de uma plataforma para pagamentos e transações financeiras via API, a empresa foi a única brasileira dentre as nove participantes para o programa estadunidense, que iniciou em setembro deste ano. Em 2020, a fintech compôs o Scale-Up Endeavor Brasil com o objetivo de pivotar o negócio para um modelo internacional. Agora, com a edição de Miami, a intenção é  consolidar o modelo de expansão. Além da aplicação e entrevistas de seleção, ao longo dos quatro meses, as empresas passaram por outras três etapas de desenvolvimento: preparação, entrega de conteúdos e, por fim, o dia de demonstração.

O evento que reuniu todas as oito empresas participantes desta edição do Cohort Four, aconteceu no dia 09, em Miami, Flórida. Segundo Stephano Maciel, cofundador e CEO da FacilitaPay,  o DemoDay contou com a apresentação das startups para duas empresas que investem no ecossistema local de startups, a SoftBank e a Venture City.  “O programa como um todo muito enriquecedor. Acredito que evoluímos 10 anos de experiência em quatro meses, principalmente nos aspectos de marketing e acesso ao capital. Então, poder finalizar esse ciclo apresentando nosso negócio a esses dois grandes players e investidores foi algo incrível”, afirma o CEO. 

Além da importância da apresentação para criação de conexões no ecossistema tecnológico dos EUA, a participação do programa foi motivada pelas estratégias de expansão da fintech. Maciel ressalta que a empresa estabeleceu um time estratégico em Miami para coordenar as operações da América Latina. O local mantém a empresa próxima aos clientes localizados nos Estados Unidos e aos escritórios presentes na LatAm. “Além de aperfeiçoar nosso time estratégico para um modelo de expansão alinhado com o padrão dos EUA, o programa nos auxiliou nas frentes de marketing e acesso a capital global para futuras expansões comerciais, assim como nos aproximar do mercado de inovação americano e do ecossistema local de startups. Sem dúvidas, os últimos quatro meses mudaram significativamente a empresa, algo já perceptível pelo time e por nossos clientes”, finaliza Maciel. 

Além da FacilitaPay, as outras oito empresas participantes no Cohort Four também são direcionadas para expansão internacional. São elas: Akcelita, Angle, BiFarm, Ecare21, GenoBank, Lynk, Overproof e StoryBook. Com exceção da fintech mineira e de Akcelita, que foi fundada em Porto Rico, todas são dos Estados Unidos e, em sua maioria, de Miami. 

A Influência do Scale-Up Endeavor Brasil para a internacionalização da startup

Em 2020, a FacilitaPay desejava manter um ritmo de crescimento exponencial. Porém, com a economia nacional abalada pela crise sanitária da Covid-19, a empresa decidiu que para alcançar este objetivo precisaria ampliar sua atuação no mercado internacional. Ao longo da participação do programa brasileiro, a fintech redesenhou seus objetivos e expandiu sua atuação para outros países da América Latina. 

Atualmente, além do Brasil, México e Estados Unidos, a FacilitaPay está abrindo operações na Colômbia, Chile e Peru. “Sem dúvidas, o Scale-Up Endeavor Brasil teve uma colaboração fundamental para alterarmos o direcionamento da empresa, o que gerou crescimento da equipe e internacionalização. Acredito também que participar do programa em 2020 influenciou na maturidade do nosso negócio e, consequentemente, na seleção para a edição de Miami”, complementa o CEO. 

Presente em mais de 40 mercados pelo mundo, a Endeavor é uma rede de alto impacto com objetivo de acelerar empreendedores que colaboram no crescimento do país. De acordo com a rede brasileira, além da FacilitaPay, mais de 240 scale-ups foram aceleradas pelo programa em 2020. Para participar da próxima edição, o primeiro passo é se inscrever no site da Endeavor Brasil

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts