sexta-feira, janeiro 21, 2022

Últimas Postagens

Próxima geração do Audi R8 será 100% elétrica

A diretora de marketing de produtos da Audi, Linda Kurz, confirmou à revista Roadshow que a próxima geração do hipercarro R8 será 100% elétrica. De acordo com a executiva, o desafio da companhia na próxima década é eletrificar o portfólio inteiro da linha esportiva R.

A decisão da Audi faz parte dos planos para lançar pelo menos 20 carros 100% elétricos até 2025. Para a montadora germânica, é fundamental ter o maior número de veículos movidos a bateria da forma mais rápida e econômica possível. Já a partir de 2026, todos os lançamentos serão elétricos; até 2033, a produção de motores a gasolina estará encerrada.

publicidade

Leia mais:

Dentro do grupo Volkswagen, a marca de Ingolstadt ainda capitaneia o projeto Artemis, cuja meta é construir, pelo menos em três anos, um carro autônomo que bata de frente com a Tesla. A operação é liderada por Alex Hitzinger, ex-engenheiro da Porsche no WEC (Mundial de Endurance) e de Red Bull e Toro Rosso na Fórmula 1.

Fim de jornada para o R8 a gasolina?

A última reestilização do Audi R8 se deu em 2018 e o cupê já dá sinais de defasagem. A única propulsão, por exemplo, sai de um V10 de 5,2 litros com transmissão automática que, se faz a cabeça dos mais nostálgicos, hoje soa (um tanto) anacrônico — especialmente para uma fabricante conhecida por priorizar fronteiras técnicas em seus hipercarros.

Quanto ao conceito para o sucessor do Audi R8, o cenário ainda é nebuloso. O Carbuzz especula semelhanças com o projeto elétrico do AI:Race (também chamado de PB18 e-tron), apresentado no Salão de Paris em 2018, mas talvez ainda esteja muito cedo.

De qualquer forma, em 2024, ano de seu 115º aniversário, a Audi certamente não deverá ser econômica na composição técnica do novo R8: itens com capacidade autônoma, elementos de material reciclado e ligas metálicas leves, entre outras coisas afins, provavelmente estarão no projeto. Resta aguardar até lá.

Via Carbuzz

Imagem: Ken Hobbes/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts