segunda-feira, agosto 8, 2022

Últimas Postagens

Pequeno triciclo elétrico e autônomo pretende oferecer o tamanho certo para as cidades

A Faction, uma startup californiana com sede em San Francisco, pretende trazer para o mercado uma frota de triciclos elétricos inteligentes muito pequenos e sem motorista. Como centro da ideia, oferecer veículos mais condizentes com a realidade urbana, tanto para serviços de entregas de mercadorias, como para transporte de passageiros.

Imagem: Divulgação/Faction

“Veículos menores são a chave para aliviar o problema cada vez maior de engarrafamentos urbanos”, diz Ain McKendrick, CEO da Faction. Não só isso, tendo em vista o uso de motorização elétrica, há no triciclo um forte apelo junto à redução de emissões de carbono.

publicidade

Os trabalhos da Faction se baseiam na ideia de que a enorme porcentagem das viagens urbanas são realizadas por um único passageiro viajando por cerca de 8 quilômetros. Logo, veículos menores e mais inteligentes poderiam ser melhores para as comunidades e para o planeta.

Dois triciclos elétricos autônomos estacionados
Imagem: Divulgação/Faction

Além de apresentar uma opção de transporte “com o tamanho certo para 90% de viagens urbanas”, a startup diz que o triciclo é menor e mais leve do que veículos similares, sendo um EV desenvolvido por apenas uma fração do custo dos carros normais.

Tecnologia de direção autônoma

Um de seus pontos-chave parece ser uma estrutura “teleassistente” que combina tecnologia de direção autônoma com supervisão humana de trajeto. Aqui, o foco está na redução do tempo dos veículos totalmente autônomos na estrada.

ilustração de sistema do veículo autônomo
Imagem: Divulgação/Faction

Os triciclos da Faction não são totalmente “livres de condutores”, com a inteligência artificial de direção autônoma sendo apoiada por teleoperação e projetada para tarefas com padrões específicos, que servem para identificar quando um veículo precisa de ajuda humana. Um teleoperador pode então assumir o controle e tomar as decisões devidas mais rápido do que algoritmos complexos de IA.

O software está sendo projetado para responder em situações de decisão após o acionamento de botões específicos em um teclado. A Faction pretende ter centros de teleoperação com múltiplos motoristas e gerentes que possam lidar com todas as situações, localizados em diferentes áreas da região onde o triciclo elétrico for operar.

Aquecendo os motores elétricos

triciclo de lado
Imagem: Divulgação/Faction

Um investimento recente da TDK Ventures, subsidiária da TDK Corporation, uma grande empresa japonesa especializada em eletrônica, aumentou as expectativas da Faction. A startup poderá em breve fazer frente com concorrentes de serviços de entrega e compartilhamento de caronas.

Andrew Maywah, diretor de investimentos da TDK Ventures, disse que a arquitetura de tecnologia da startup foi projetada com sistemas sem motorista em mente. O que permite à Faction incorporar novas tecnologias radicalmente mais rápido do que as plataformas de veículos legadas.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts