sexta-feira, janeiro 21, 2022

Últimas Postagens

Colorau faz mal à saúde? O que é e propriedades

O colorau é um corante natural muito usado na culinária brasileira para colorir a comida. Mas algumas pessoas ficam na dúvida sobre usá-lo ou não, pois não sabem se o tempero faz mal à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Chamado também de colorífico, falso açafrão ou pó de urucum, o colorau é um corante alimentar natural extraído da semente do urucuzeiro (Bixa orellana). Essa árvore é facilmente encontrada na América do Sul e, por isso, suas sementes eram muito usadas pela população indígena para obter tinta para fazer pinturas no corpo e para preparar remédios naturais contra azia, diarreia, úlceras e problemas de pele.

O condimento é preparado a partir da secagem e trituração das sementes. Em seguida, são adicionados outros ingredientes como sal, óleo, fubá ou farinha de mandioca. Por meio deste processo, obtêm-se um corante vermelho-alaranjado bem intenso.

O colorau é preparado a partir das sementes do urucum

Colorau faz mal?

O colorau não costuma fazer mal, a menos que você tenha alguma condição de saúde pré-existente como alergias ou doenças gastrointestinais. Se esse não é o seu caso, o colorau pode oferecer diversos benefícios para a saúde.

Sua cor vibrante vem dos carotenoides, que são pigmentos presentes na semente do urucuzeiro. Além de dar cor ao colorau, os carotenoides ajudam a melhorar a saúde dos olhos e a imunidade por ser um precursor da vitamina A.

O urucum também é rico em compostos antioxidantes como os próprios carotenoides e também como os flavonoides e a vitamina E. Todos eles protegem as células do corpo contra a ação nociva dos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem prejudicar a pele e aumentar o risco de doenças cardiovasculares e de vários tipos de câncer.

Também há estudos, como o publicado em 2003 na revista científica Journal of Food Protection, que indicam que o coloral tem propriedades antimicrobianas que inibem o crescimento de bactérias e fungos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o condimento também tem efeito anti-inflamatório e contém alguns minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo que atuam na regulação da pressão arterial e no fortalecimento ósseo.

Como usar o colorau

Colorau
A principal característica do colorau é a forte coloração

O urucum pode ser usado em praticamente qualquer receita. Ele serve para realçar o sabor e a cor em vários pratos graças ao seu sabor suavemente adocicado e apimentado e por sua cor forte. 

Na indústria alimentícia, o colorau é um aditivo alimentar em produtos como queijos, cremes, bolos, manteigas, margarinas e outros produtos de panificação.

É mais comum encontrar o colorau como um pó. Mas também é possível encontrá-lo como uma pasta, um líquido ou até mesmo um óleo essencial usado na aromaterapia.

Em geral, o tempero está presente em receitas de massas, carnes, sopas, molhos e vegetais.

Cuidados ao usar colorau na comida

De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista científica Journal of Dietary Supplements, o colorau é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, é possível que algumas pessoas apresentem sintomas de reação alérgica, como coceira, urticária, inchaço e dor de estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, é bom evitar o excesso de colorau se você tem síndrome do intestino irritável, gastrite, refluxo ou diabetes. Mulheres grávidas ou lactantes também não devem exagerar na ingestão de condimentos devido à presença de sal.

Por fim, não se esqueça de ler o rótulo do produto para saber se o colorau que você vai usar é natural ou se ele contém ingredientes que podem ser prejudiciais para a saúde, como por exemplo os conservantes e açúcares adicionados.

Fontes e referências adicionais

Você usa colorau no seu dia a dia ou prefere usar outros temperos? Em que receitas costuma utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading…

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts