sexta-feira, janeiro 21, 2022

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Veja 6 Benefícios para a Saúde Surpreendentes das Batatas Doces

As batatas-doces são vegetais doces, ricos em amido e cultivados em todo o mundo.

Eles vêm em uma variedade de tamanhos e cores – incluindo laranja, branco e roxo – e são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Para não mencionar, eles fornecem uma série de benefícios para a saúde e são fáceis de adicionar à sua dieta.

Aqui estão 6 benefícios surpreendentes para a saúde das batatas doces.

1. Altamente Nutritivo

As batatas doces são uma grande fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Um copo (200 gramas) de batata-doce assada com pele fornece:

  • Calorias: 180
  • Carboidratos: 41,4 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Gordura: 0,3 gramas
  • Fibra: 6,6 gramas
  • Vitamina A: 769% do valor diário (VD)
  • Vitamina C: 65% do VD
  • Manganês: 50% do VD
  • Vitamina B6: 29% do VD
  • Potássio: 27% do VD
  • Ácido pantotênico: 18% do VD
  • Cobre: 16% do VD
  • Niacina: 15% do VD

Além disso, as batatas-doces – especialmente as variedades laranja e roxa – são ricas em antioxidantes que protegem seu corpo dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que podem danificar o DNA e desencadear a inflamação.

Danos causados ​​pelos radicais livres têm sido associados a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e envelhecimento. Portanto, comer alimentos ricos em antioxidantes é bom para sua saúde.

2. Promover a saúde intestinal

A fibra e os antioxidantes da batata-doce são vantajosos para a saúde intestinal.

A batata doce contém dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel.

Seu corpo não consegue digerir nenhum dos dois tipos. Portanto, a fibra permanece dentro do seu trato digestivo e fornece uma variedade de benefícios para a saúde relacionados ao intestino.

Certos tipos de fibras solúveis – conhecidas como fibras viscosas – absorvem a água e amolecem as fezes. Por outro lado, fibras não viscosas e insolúveis não absorvem água e adicionam volume.

Algumas fibras solúveis e insolúveis também podem ser fermentadas pelas bactérias do cólon, criando compostos chamados ácidos graxos de cadeia curta que alimentam as células do revestimento intestinal e as mantêm saudáveis ​​e fortes.

Dietas ricas em fibras contendo 20-33 gramas por dia foram associadas a um menor risco de câncer de cólon e evacuações mais regulares.

Os antioxidantes presentes nas batatas-doces também podem proporcionar benefícios para o intestino.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que os antioxidantes presentes nas batatas-doces roxas promovem o crescimento de bactérias intestinais saudáveis , incluindo certas espécies de Bifidobacterium e Lactobacillus.

Maiores quantidades desses tipos de bactérias nos intestinos estão associadas a uma melhor saúde intestinal e a um menor risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e a diarreia infecciosa.

3. Pode ter propriedades de combate ao câncer

As batatas doces oferecem vários antioxidantes, que podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer .

Descobriu-se que as antocianinas – um grupo de antioxidantes encontrados na batata doce roxa – retardam o crescimento de certos tipos de células cancerosas em estudos de tubos de ensaio, incluindo os da bexiga, cólon, estômago e mama .

De modo semelhante, os ratinhos alimentados com dietas ricas em batata doce roxa apresentaram menores taxas de cancro do cólon em fase inicial – sugerindo que as antocianinas nas batatas podem ter um efeito protector.

Extratos de batatas doces alaranjadas e cascas de batata doce também foram encontrados para ter propriedades anti-câncer em estudos de tubo de ensaio.

No entanto, estudos ainda não testaram esses efeitos em humanos.

4. Apoie a visão saudável

Batata-doce é incrivelmente rica em beta-caroteno, o antioxidante responsável pela cor laranja brilhante do vegetal.

De fato, um copo (200 gramas) de batata doce laranja assada com pele fornece mais de sete vezes a quantidade de beta-caroteno que o adulto médio precisa por dia.

O beta-caroteno é convertido em vitamina A em seu corpo e usado para formar receptores de detecção de luz dentro de seus olhos.

A deficiência grave de vitamina A é uma preocupação nos países em desenvolvimento e pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. Comer alimentos ricos em beta-caroteno, como batata-doce de polpa alaranjada, pode ajudar a prevenir essa condição.

As batatas doces roxas também parecem ter benefícios para a visão.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que as antocianinas que fornecem podem proteger as células oculares de danos, o que pode ser significativo para a saúde geral dos olhos.

5. Pode melhorar a função cerebral

Consumir batata doce roxa pode melhorar a função cerebral .

Estudos em animais descobriram que as antocianinas da batata-doce roxa podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e evitando os danos dos radicais livres.

A suplementação com extrato de batata-doce rico em antocianina demonstrou melhorar o aprendizado e a memória em camundongos, possivelmente devido às suas propriedades antioxidantes.

Nenhum estudo foi feito para testar esses efeitos em humanos, mas, em geral, dietas ricas em frutas, vegetais e antioxidantes estão associadas a um risco 13% menor de declínio mental e demência.

6. Pode apoiar o seu sistema imunológico

As batatas doces de polpa alaranjada são uma das mais ricas fontes naturais de beta-caroteno, um composto à base de plantas que é convertido em vitamina A em seu corpo.

A vitamina A é fundamental para um sistema imunológico saudável, e baixos níveis sanguíneos têm sido associados à redução da imunidade.

Também é essencial para manter as mucosas saudáveis, especialmente no revestimento do intestino.

O intestino é onde seu corpo é exposto a muitos patógenos causadores de doenças em potencial. Portanto, um intestino saudável é uma parte importante de um sistema imunológico saudável.

Estudos mostraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade do sistema imunológico de responder adequadamente às ameaças potenciais.

Nenhum estudo foi realizado para determinar se a batata doce, em particular, tem um efeito sobre a imunidade, mas comê-la regularmente pode ajudar a prevenir a deficiência de vitamina A.

Como adicioná-los à sua dieta

As batatas doces são muito fáceis de adicionar à sua dieta.

Eles podem ser apreciados com ou sem a pele e podem ser assados, cozidos, assados, fritos, cozidos no vapor ou pan-cozinhados.

Sua doçura natural combina bem com muitos temperos diferentes, e eles podem ser apreciados em pratos salgados e doces.

Algumas formas populares de desfrutar de batata doce incluem:

  • Batata-doce: descascada, em fatias finas e assada ou frita.
  • Batata-doce: descascada, cortada em fatias ou palitos de fósforo e assada ou frita.
  • Torrada de batata doce: Corte em fatias finas, torradas e cobertas com ingredientes como manteiga de amendoim ou abacate .
  • Purê de batata-doce: descascada, cozida e amassada com leite e temperos.
  • Batata-doce assada: assada inteira no forno até o garfo ficar macio.
  • Batata-doce: descascada, picada e cozida com cebola em uma panela.
  • Batata-doce espiralizada: cortada em espirais, refogada e temperada.
  • Em produtos de panificação: purê de batata doce adiciona umidade sem gordura.

Preparar batatas doces com um pouco de gordura – como óleo de coco, azeite de oliva ou abacate – pode ajudar a aumentar a absorção de beta-caroteno, já que é um nutriente solúvel em gordura.

Embora cozinhar batata-doce reduza ligeiramente o conteúdo de beta-caroteno, eles ainda retêm pelo menos 70% desse nutriente e são considerados uma excelente fonte

Para lembrar

As batatas-doces são vegetais de raízes densas em nutrientes que vêm em uma variedade de cores.

Eles são ricos em fibras e antioxidantes, que protegem seu corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres e promovem um intestino e cérebro saudáveis.

Eles também são incrivelmente ricos em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A para apoiar uma boa visão e seu sistema imunológico.

As batatas doces são versáteis e podem ser preparadas em pratos doces e salgados, tornando-as uma opção excepcional em carboidratos para a maioria das pessoas.

Fonte: Healthline

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