domingo, novembro 28, 2021

Últimas Postagens

INSS oferece novas aposentadorias para quem tem entre 40 e 60 anos

Assim que entrou em vigor em novembro de 2019, a reforma da Previdência passou a oferecer ao menos sete regras de acesso à aposentadoria aos trabalhadores – por idade ou tempo de contribuição –  além das modalidades especiais voltada para grupos específicos, como deficientes e empregados rurais, por exemplo.

Considerando o cenário previdenciário que se iniciou após as novas regras, o escritório Bocchi Advogados Associados elaborou uma análise de como os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nascidos entre 1960 e 1980 também poderão se enquadrar nas recentes regras de transição da autarquia.

De acordo com os cálculos, trabalhadores que estão na faixa dos 40, 50 e 60 anos de idade podem optar por caminhos mais seguros quando o assunto é aposentadoria. Saiba mais a seguir!

Aposentadoria certa para quem tem 40, 50 e 60

Trabalhadores que nasceram nas décadas de 1960, 1970 e 1980 podem optar pelas seguintes direções quando o assunto é aposentadoria pós-reforma da Previdência. Observe:

Pessoas com 60 anos

Os segurados na casa dos 60 anos que ainda não se aposentaram contam com boas chances de já terem adquirido o direito da antiga aposentadoria por tempo de contribuição, a saber:

  • 30 anos de contribuição: para a mulher;
  • 35 anos de contribuição: para o homem.

Neste cenário, além do tempo de contribuição, é preciso ter atingido as idades mínimas:

  • 61 anos: para mulheres;
  • 65 anos: para homens.

Pessoas com 50 anos

Segurados nessa faixa de idade possuem, em média, tempo intermediário de contribuição em torno de 25 anos (mulheres) e 33 anos (homens). Isso possibilita sua entrada nas regras de transição da reforma da Previdência.

Em boa parte dos casos, esse público precisará obedecer as regras de idade mínima, podendo optar por algumas das seguintes modalidades de aposentadoria do INSS:

  • Pedágio de 50%;
  • Pedágio de 100%;
  • Transição por pontos.

Pessoas com 40 anos

Os cidadãos que estão na casa dos 40 anos, ou já passaram dessa idade, ficaram longe de quase todos os benefícios previdenciários programáveis. Algumas raras exceções poderão se enquadrar nas regras da idade mínima:

  • 62 anos: Mulheres;
  • 65 anos: Homens.

Leia Também:  Pix por cartão de crédito? Veja como funciona essa modalidade

Latest Posts

Não Deixe de Ler