domingo, janeiro 16, 2022

Últimas Postagens

Dicas para o desenvolvimento de um novo aplicativo

Não é nenhuma novidade como a utilização dos aparelhos de celular se tornou cada vez mais comum na sociedade, sendo usado para se comunicar entre si, realizar trabalhos, estudar entre outras funções. Tornando um desenvolvimento de aplicativo mais atrativo.

Afinal, se uma das funções da tecnologia é justamente acompanhar as necessidades do seu público, desenvolvendo maneiras otimizadas de auxiliar na realização das suas atividades, a criação de aplicativos específicos se torna uma opção favorável ao mercado.

Até porque muitas das ações citadas exigem programas específicos, que facilitem a execução dessas tarefas, da mesma forma como é necessário uma folha de papel e uma caneta para praticar a sua caligrafia, antes de uma redação.

Para estudar para uma prova, um aplicativo voltado ao ramo da educação pode ser uma boa opção, indicando não só alguns exercícios, mas apresentando também dicas voltadas ao seu ramo de estudo, por isso tendo um certo destaque nas atividades educacionais.

A maior utilidade dos aplicativos, no entanto, se dá através de atividades comuns do cotidiano, como pedir uma pizza direto do seu celular, por meio de um restaurante que trabalhe com um programa delivery pizzaria.

Fora outras compras em geral, que podem ser realizadas nos endereços virtuais das empresas, mas que através do aplicativos apresentam um conjunto maior de facilidade, como descontos exclusivos, além de contar com uma plataforma de acesso prático.

Além de outras facilidades ao que se refere aos serviços de automação do seu ambiente doméstico, sendo possível desligar as luzes da casa por meio do seu celular, com um aplicativo específico.

Aumentando assim o interesse de um usuário pela sua pesquisa sobre clickshare barco preço, em busca de soluções práticas na transmissão de imagens, podendo ser controladas por meio do seu celular.

E se os aplicativos podem ser tão benéficos assim, não é muito difícil de compreender o interesse do mercado nesse tipo de ferramenta.

O mercado de aplicativos

Os aplicativos, também conhecidos pela abreviação app, é um programa de software capaz de realizar uma série de atividades, dependendo apenas da programação dele. Muito populares em smartphones, eles também podem ser aplicados em diferentes sistemas.

Dependendo apenas da presença de um sistema operacional adequado, é possível utilizá-los em computadores, tablets e até mesmo aparelhos de televisão, sendo usados para acessar os diferentes serviços de streaming de conteúdo, direto da sua TV.

Ao apresentar diversas finalidades, os apps passaram a dominar o mercado, principalmente quando se fala na forma com que uma companhia pretende se conectar com o seu público, por meio de uma interface de fácil interação entre os lados relacionados

Podendo então ser aplicados nos mais diferentes mercados, desde um modelo comercial até um curso de piloto privado a distancia,  no qual o acesso à plataforma de ensino pode ser realizada direto do seu celular, facilitando a absorção de algumas lições rápidas.

Na verdade, o mercado vem apostando tanto no conceito dos aplicativos, que os próprios apps passaram a ser disponibilizados dentro de um mercado próprio, no qual os desenvolvedores passam a disputar pela atenção dos usuários.

Ainda mais no mercado de games, que através dos apps passou a desenvolver com uma maior frequência o conceito dos jogos mobile, permitindo aos seus usuários participar de uma atividade de entretenimento por meio do seu aparelho móvel.

Games esses que podem ser acessados de forma paga, comprando o aplicativo nas lojas virtuais de app, ou então optando por uma versão gratuita, na qual o lucro é repassado aos desenvolvedores por meios de inserções comerciais.

E essa relação não é exclusiva do mercado de jogos, com diversos serviços oferecendo aplicativos gratuitos, porém, com o total acesso às suas ferramentas sendo disponível apenas após o pagamento de uma versão completa do app.

Como em um aplicativo que auxilia no controle de um sistema de gestão erp, com ferramentas práticas disponíveis em sua versão gratuita, mas onde todo o seu potencial de assistência empresarial estando disponível somente na versão paga.

No entanto, para que um aplicativo seja bem recebido pelo público, ele precisa contar com uma série de adequações, de forma a responder às necessidades do seu público, que pode se sentir motivado, inclusive, a pagar pela versão completa.

Mas montar um aplicativo funcional do zero não é uma atividade fácil, sendo necessário contar com o apoio de uma equipe profissional de tecnologia, que siga uma série de estratégias eficazes durante o desenvolvimento dele.

Como criar o app perfeito

Não existe uma fórmula perfeita para criar o melhor aplicativo, afinal, diversas são as suas finalidades, assim como os públicos aos quais eles se destinam. Existe, por outro lado, um conjunto de técnicas que podem facilitar esse tipo de elaboração.

E como qualquer atividade referente ao processo de se abrir um novo negócio, é preciso começar pelo:

Conhecimento do mercado

É sempre importante averiguar o terreno antes de colocar os seus pés nele. Um conceito tradicional que passa por qualquer tipo de empreendimento, e quando se pensa no desenvolvimento de um aplicativo não chega a ser muito diferente.

A maior diferença nesse sentido acaba sendo a especificação desse tipo de análise, sendo preciso estudar o mercado ao qual você pretende atuar, assim como as questões técnicas que envolvem a criação de um aplicativo.

De forma que os serviços de desenvolvimento de software possam ser realizados diante uma expectativa clara sobre o tipo de resultado que uma empresa pode encontrar, e quais são os propósitos que movem a criação desse app.

Definição do seu público

Junto da definição sobre quais são os seus objetivos em relação ao uso de um aplicativo, é preciso também determinar o tipo de audiência a qual esse app estará sendo destinado, pois dependendo desse perfil, ele deve contar com aplicações diferentes.

Como um app para crianças, daqueles com atividades e jogos infantis, que precisa contar com uma interface simples e colorida, que chame a atenção desses usuários menores.

Ou então se o seu perfil de público e encontrar em uma faixa de idade jovem, no qual não só a linguagem usada no app deve ser mais informal, como a própria interface desse sistema deve contar com elementos de maior interação. O que nos leva ao…

Layout do aplicativo

Se um dos maiores destaques de um aplicativo é a sua praticidade, é importante garantir que esse app tenha as ferramentas necessárias para que os seus usuários tenham a melhor experiência de navegação possível, a partir de elementos como:

  • Design intuitivo;
  • Boa tipografia;
  • Uso de cores adequado;
  • Conexão rápida aos seus serviços.

Tudo para garantir que empresas que terceirizam serviços de TI consigam colocar no mercado um aplicativo capaz não só de satisfazer as necessidades dos seus clientes, como criar também uma resposta positiva nas lojas de aplicativos.

Design responsivo

Não basta, porém, criar uma interface perfeita para que esse aplicativo seja acessado em seu computador, e colocá-lo disponível para ser baixado em celulares, pois se tratam de sistemas diferentes, com formatos e especificações distintas.

Ou seja, é preciso garantir que existam apps diferentes para modelos diferentes, e no caso dos smartphones, com diversas variações de formato, é importante trabalhar com um design responsivo, que se adapte a estrutura do dispositivo ao qual foi acessado.

Garanta sua fluidez

Quanto mais ferramentas tiver um aplicativo, maior pode ser o espaço que ele ocupará na memória dos dispositivos aos quais eles foram baixados. Além disso, caso não se trate de um aparelho avançado, a sua navegação pode ser comprometida.

Por isso é importante ter um aplicativo leve, impedindo que ocorram possíveis travamentos, para que os serviços relacionados a um software edi logistica não prejudiquem a execução das suas atividades, além do nome das companhia responsável por esse app.

Faça testes

Justamente para garantir que o público terá acesso a melhor forma possível deste aplicativo, é importante realizar os mais diversos tipos de testes, antes de disponibilizá-los nas lojas de aplicativos.

Testes esses voltados a questões de segurança, de fácil navegação, além de outros possíveis erros que podem ser eliminados mediante uma detalhada averiguação do aplicativo, como erros de ortografia, conceitos inacabados ou qualquer problema no seu sistema em si.

Tudo de forma a garantir também que o seu novo aplicativo esteja adequado aos requerimentos exigidos pelas plataformas de apps, como o Google Play ou a App Store da Apple.

O que será averiguado por meio de testes específicos realizados por essas plataformas, que apostam cada vez mais na automação de processos RPA, com o uso de inteligência artificial e outros conceitos que envolvem máquinas inteligentes.

A partir dessas etapas é possível garantir a qualidade do seu aplicativo a ser produzido, entregando a melhor experiência possível aos seus usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts