domingo, novembro 28, 2021

Últimas Postagens

O que é Airbnb? Saiba tudo sobre essa plataforma de hospedagem!

Viajar é uma das melhores experiências que eu conheço. Desde os preparativos até estar efetivamente no destino, tudo é mágico. Se você já escolheu o lugar para passar suas próximas férias e busca alternativas aos hotéis que tal dar uma chance ao Airbnb?

A plataforma é um sucesso em todo o mundo. Neste ano, com 14 anos de vida, comemorou 1 bilhão de chegadas e mais de US$ 110 bilhões em ganhos para anfitriões. 

publicidade

Então, aproveite para desbravar o mundo de hospedagem neste tutorial super completo. Você vai saber o que é e como funciona o Airbnb, aprender dicas para usar a plataforma e ter as principais dúvidas respondidas. 

O que é Airbnb?

Em resumo, Airbnb é uma plataforma para alugar acomodação por temporada e promover experiências únicas. Agora, vamos entender melhor isso. 

Antes do Airbnb, para conhecer um local novo, você precisava se hospedar em uma pousada, hotel ou similares. Até era possível alugar uma casa ou apartamento inteiros, mas era uma trabalheira encontrá-los e negociar a estadia com o locatário. 

Agora, você consegue sair do esquema de hotel de forma muito prática. E, não é só isso, você também encontra hospedagens realmente diferentes – e essa afirmação não é exagero. Afinal, você encontra castelos, grutas, casas flutuantes e muito mais para alugar. 

Veja, por exemplo, essas deliciosas cabanas na árvore:

Propriedade no Airbnb usa cabana no meio das árvores para hospedar em Costa Rica. Imagem: Airbnb / Divulgação

Além disso, a plataforma do Airbnb também hospeda experiências únicas. É uma forma prática de experimentar vivências inesquecíveis enquanto conhece a cidade. Que tal aprender a fazer croissant com um chef em Paris?

Leia também:

O que quer dizer a sigla Airbnb?

O nome ‘Airbnb’ vem da junção das palavras em inglês air (ar) com a sigla bnb (bed and breakfast) – categoria que reúne os estabelecimentos, geralmente residenciais, que oferecem pernoite com café da manhã. Aliás, o primeiro nome da plataforma foi justamente: Airbed & Breakfast.

De acordo com a lenda, a origem do nome tem a ver com os primeiros hóspedes recebidos pelos criadores da plataforma. Os anfitriões teriam colocado colchões de ar para receber algumas pessoas que iriam a uma conferência em São Francisco, nos Estados Unidos. 

Uma história de empreendedorismo simples e que revolucionou o modo de se hospedar. 

Airbnb: como funciona?

A plataforma Airbnb funciona como uma rede social. Ela conecta pessoas interessadas em encontrar um local para dormir e anfitriões com propriedades disponíveis. Por ser uma rede social, você deve criar um perfil para utilizá-la. 

Conforme você fizer reservas ou receber pessoas, você vai receber avaliações. Para o hóspede, boas avaliações ajudam na hora de o anfitrião aprovar uma reserva. Já para o anfitrião, elas ajudam na divulgação e procura pela acomodação. 

Quais as vantagens do Airbnb?

A meu ver, as principais vantagens do Airbnb são:

  • É uma mão na roda para buscar acomodações nacionais ou internacionais.
  • Ter uma casa ou apartamento inteiro à disposição. Com isso, você pode curtir com a família ou amigos com privacidade.
  • É possível economizar. Mesmo que você não corte custos na acomodação, você consegue fazer refeições dentro de casa e reduzir as saídas para tomar café, almoçar e jantar.
  • Poder se hospedar em imóveis que de outra forma não estariam disponíveis. 
  • Levar pessoas a mais e animais para curtir com você. Com Airbnb fica mais fácil levar um amigo, um sobrinho ou o doguinho para uma pausa. 
Mulher mexendo no aplicativo do Airbnb
A facilidade para mexer no Airbnb é incomparável. Imagem: Daniel Krason/Shutterstock

Como funciona o Airbnb para proprietários?

O Airbnb também revolucionou a vida dos proprietários. Agora, eles podem ser encontrados de forma muito mais fácil, gerenciar as informações de seus imóveis e ver o perfil de quem estão hospedando. Tudo em uma mesma plataforma. 

Para se cadastrar no Airbnb acesse o site

O que é anfitrião no Airbnb

Geralmente, anfitrião no Airbnb é o proprietário de um imóvel que hospeda um viajante. Mas também pode significar aquela pessoa que oferece uma experiência ou aventura na plataforma. 

O que é um superhost do Airbnb

Quando o anfitrião oferece uma boa experiência para o usuário, ele tem a possibilidade de se tornar ‘Superhost’ do Airbnb. Para alcançar a qualificação, não é necessário preencher um formulário. O que você precisa é hospedar certa porcentagem, receber avaliações muito positivas, responder rapidamente os usuários e ter uma taxa de cancelamento baixa. 

Ao atingir o status de Superhost, você receberá um badge no perfil e anúncio. Agora, para manter seu badge, deverá passar novamente nessa avaliação, que será feita a cada quatro meses. 

Entre os benefícios de ser Superhost, estão: mais facilidade de ser encontrado nas buscas, maior visibilidade ao anúncio, cupom do Airbnb etc.

Leia também:

As formas de pagamento do Airbnb

As formas de pagamento do Airbnb variam de acordo com o país em que o imóvel está localizado. 

Na maioria dos países, o Airbnb aceita pagamento por cartão de crédito, cartão de crédito pré-pago, cartão de débito, Apple Pay, Google Pay e PayPal. No Brasil, são aceitos cartões de crédito das principais bandeiras nacionais e internacionais. 

Passo a passo de como usar o Airbnb

  1. A primeira coisa a ser feita é baixar o aplicativo do Airbnb na Play Store (Android) ou na App Store (iOS) para celular ou tablet. Ou, se preferir, acessar o site Airbnb. 
Home do site Airbnb em outubro de 2021
Home do site Airbnb em outubro de 2021. Imagem: Reprodução
  1. Apesar de você conseguir buscar sem criar perfil, sugiro que crie sua conta. Isso permite que você salve seus destinos favoritos enquanto navega pela plataforma. 

Para criar um perfil, você pode escolher entre:

  • Criar uma conta a partir do seu e-mail ou número de telefone;
  • Vincular sua conta do Google, Apple ou Facebook à plataforma.

Veja como é simples!

Pelo site:

Pelo celular:

Basta acessar o app, tocar em ‘Entrar’ e preencher com seus dados.

Como se cadastrar no Airbnb pelo celular
  1. Depois, é hora de buscar. 

Pelo site: 

Navegue pela barra na home e clique em ‘Lugares para ficar’. Ao procurar um local para se hospedar, escolha: a localização; o período de entrada (check-in) e de saída (checkout); e a quantidade de pessoas. Em seguida, toque na lupa:

Como buscar lugares para ficar no Airbnb

Para quem busca experiências no destino, poderá selecionar a aba ‘Experiências’ e selecionar a localização e a data em que planeja ir. Após isso, toque na lupa:

Como buscar experiências no Airbnb

Atualmente, em ‘Experiências online’ também é possível encontrar coisas para fazer sem sair de casa.

Pelo celular:

Toque primeiro em ‘Explorar’ no menu inferior e depois na caixa de pesquisa ‘Para onde você vai?’. Em seguida, depois digite o local ou escolha um dos lugares próximos. Agora, selecione entre o tipo de estadia ou experiência:

Como pesquisar um lugar para ficar no Airbnb pelo celular

Em seguida, é o momento de escolher o período exato ou buscar por datas flexíveis, a quantidade de pessoas. 

Como pesquisar um lugar para ficar no Airbnb pelo celular
  1. Agora, vamos navegar pelos resultados. 

Pelo site:

As propriedades que se encaixam nos seus critérios de busca serão listadas à esquerda e apresentadas no mapa à direita. Se você quiser alterar alguma informação colocada anteriormente, basta clicar na barra de pesquisa:

Como alterar informações de busca no Airbnb

Pelo celular:

Os resultados da busca por imóveis aparecem de forma similar ao site. A diferença é que o mapa aparece em cima e a lista abaixo. Caso queira alterar as informações, basta clicar na barra de pesquisa:

Como alterar informações de busca no Airbnb pelo celular
  1. Depois de navegar pelas acomodações disponíveis pelo mapa ou pela lista, aproveite para ver mais fotos e informações sobre a acomodação. Para isso, basta clicar em cima do anúncio. 

Agora que encontrou onde vai se hospedar, basta verificar as informações da estadia e tocar em ‘Reservar’. Você ainda não será cobrado:

Como reservar um imóvel pelo Airbnb

Na próxima janela, insira as informações do cartão de crédito e de cobrança e toque em ‘Confirmar e pagar’. Neste momento, sua solicitação será processada e a cobrança efetuada no cartão. 

Como reservar um imóvel pelo Airbnb

Pronto! Agora é só aguardar a confirmação. 

Dicas para usar a plataforma

Agora que você já sabe o básico da plataforma Airbnb, que tal aprender os truques para conseguir resultados melhores? Separamos alguns macetes para você. 

Aplique filtros à sua pesquisa

Os filtros de pesquisa vão te ajudar a selecionar os imóveis que se adequam melhor às suas necessidades. É útil usá-lo, por exemplo, se você precisa de uma acomodação que tenha cozinha ou que permita a hospedagem de animais de estimação. 

Pelo site:

Como aplicar filtros no Airbnb

Pelo celular:

Como aplicar filtros no Airbnb pelo celular

Avalie os comentários dos outros hóspedes

Os comentários de hóspedes são uma excelente fonte de informações para você. Aproveite o recurso para saber a opinião sincera de quem foi ao local. 

Veja algumas sugestões do que prestar atenção:

  • Se a localização é realmente boa – busque informações sobre o que encontra ao redor. Por exemplo, se há comércio perto ou se fica ao lado de um bar com karaokê. 
  • Se as fotos correspondem ao estado real do apartamento – observe o que as pessoas falam sobre a situação da acomodação e a limpeza.
  • A hospitalidade – aqui, você quer saber se a personalidade dos anfitriões corresponde à sua expectativa. É importante escolher de acordo com o que você gosta. Por exemplo, você gosta que te deem mais atenção ou prefere ser deixado mais à vontade?

Consulte plataformas concorrentes

Depois do sucesso mundial do Airbnb, várias plataformas parecidas nasceram ou ganharam visibilidade. E, mesmo aquelas que eram focadas em outros serviços, passaram a oferecer também estadia em casas e apartamentos. 

Atualmente, as principais plataformas concorrentes são:

É justamente por não terem o mesmo apelo que a marca Airbnb que você consegue encontrar boas oportunidades ali. 

Não reserve de última hora

Quanto mais cedo você reservar, melhor. Isso porque você encontra oportunidades mais interessantes – tanto em preços, quanto em diferenciais da acomodação. 

Ao contrário dos hotéis que oferecem muitos quartos e serviços, é mais difícil achar uma casa que fique disponível por muito tempo na plataforma. Ainda mais se sua lista de exigências for grande ou o período de sua viagem for restrito a determinados dias ou meses do ano. 

É aquela história, viajar fora de época é muito menos concorrido por exemplo do que aproveitar o verão no litoral ou curtir o frio das montanhas no inverno. 

Entre em contato com anfitrião

Antes de reservar sua acomodação, envie uma mensagem para o anfitrião explicando o motivo de sua viagem, quantas pessoas irão viajar e qualquer outra informação necessária. 

Por que isso é importante? Porque, com exceção dos espaços com Reserva Instantânea, o anfitrião terá que aprovar sua estadia. 

Eu sugiro enviar a mensagem antes de reservar porque assim você já combina com o proprietário (o que você terá de fazer de qualquer forma) sem que isso te impossibilite de fechar com outro anfitrião por estar procurando na mesma data. 

Essa estratégia é especialmente interessante para quem vai começar agora no Airbnb. Anfitriões podem não aprovar sua reserva porque você ainda não tem avaliações.

Uma dica extra é sempre se comunicar com o anfitrião pelo chat do Airbnb, porque suas conversas ficam arquivadas e não são deletadas, como pode acontecer com mensageiros como o WhatsApp. 

Tenha atenção ao preço final

Já na lista de anúncios, conseguimos ver o preço final a ser cobrado na plataforma:

Quanto custa alugar imóvel inteiro no Airbnb
Imagem: Reprodução

Porém, é só quando clicamos no anúncio que saberemos o que será cobrado em detalhes na plataforma:

Quanto custa alugar imóvel inteiro no Airbnb
Imagem: Reprodução

Procure saber na descrição do anúncio ou na conversa com o anfitrião se há outras taxas a serem cobradas no momento do check-in. 

Utilize o Google Maps para conhecer a localidade

Dentro do próprio anúncio da acomodação no Airbnb, você consegue acessar a ferramenta do Google Maps. Além de ver a distância para seus pontos de interesse, você pode usá-la para visualizar como é o arredores do local. 

Explore o recurso no site. Para isso, arraste o bonequinho amarelo para navegar pelas ruas que gostaria de ver:

Como usar o Google Maps no Airbnb

Efetue pagamentos somente na plataforma

Ao escolher o local e se comunicar com o anfitrião, pague pela sua reserva somente pela plataforma Airbnb. Isso evita, por exemplo:

  • Fraudes: as informações do seu cartão serem clonadas;
  • Golpes: a hospedagem ser fictícia e você não ter efetuado a reserva;
  • Abusos: cobranças indevidas por serviços não solicitados. 

É bom saber, no entanto, que existem cobranças que são permitidas desde que aprovadas pela plataforma e comunicadas com antecedência pelo anfitrião. É o caso da cobrança de impostos locais e taxas como Wi-Fi, academia, café da manhã etc. 

O que é Airbnb: dúvidas frequentes

Se você ainda não está pronta para escolher sua acomodação, confira uma seleção que preparamos com as principais dúvidas dos usuários.

Airbnb é confiável?

A plataforma Airbnb é confiável – pelo menos até que se prove o contrário. Isso porque, assim como qualquer serviço online, existe a possibilidade de o site ou app ser hackeado. 

Mas, pensando em uma escala, o Airbnb se aproxima mais da opção “muito confiável”. Isso porque você cria um perfil com senha e seus dados de pagamento são armazenados apenas pela plataforma.  

Dormir numa propriedade do Airbnb é seguro?

Segurança é um tópico importante em qualquer lugar do mundo, mas principalmente aqui no Brasil. Se você pensa em viajar sozinha, aí mesmo deve se perguntar se é seguro se hospedar no Airbnb. 

A melhor maneira de garantir uma acomodação segura é escolhendo aquelas com Superhost, com muitas avaliações e comentários positivos e com boa localização. Lembre-se de usar o Google Maps para explorar os arredores da acomodação. 

Pessoa digita senha em fechadura eletrônica
Segurança é um tópico importante a considerar quando for buscar uma residência para se hospedar no Airbnb. Imagem: myboys.me / Shutterstock

Qual é a taxa cobrada pelo Airbnb?

O preço total de sua reserva no Airbnb depende de algumas taxas. A única taxa sempre cobrada é a taxa de serviço, que é o custo que o Airbnb cobra para oferecer seus serviços.

Existem outras taxas extras que podem ser cobradas por alguns anfitriões, como:

  • Taxa de limpeza: para cobrir os gastos nessa área;
  • Taxa de hóspede adicional: calculada para cada pessoa adicional acima do número especificado no anúncio;
  • Depósito de segurança: é um valor-caução que será usado caso haja algum dano à propriedade. Também é uma taxa que pode ser cobrada pelo Airbnb em algumas reservas;
  • Impostos governamentais sobre o serviço oferecido eletronicamente: cobrados em alguns países e, portanto, podem aparecer com diferentes siglas – IVA, VAT, JCT e GST;
  • Impostos locais: podem ser cobrados no momento da reserva ou do check-in, a depender da regulamentação local. Por isso, pergunte ao anfitrião se há esse tipo de taxa antes de fechar sua reserva. 

A cobrança da diária é feita por pessoa no Airbnb?

A diária no Airbnb é calculada pelo aluguel do quarto ou espaço inteiro. Assim, se o anúncio especificar que o local aceita 2 hóspedes, o valor será o mesmo para hospedar 1 ou 2 pessoas. 

Porém, alguns anfitriões aceitam receber mais pessoas e, nesses casos, cobram um adicional por pessoa hospedada. 

O que é o código postal do Airbnb?

Se você já chegou a cadastrar um cartão de crédito pelo aplicativo antes de reservar um local no Airbnb, você se deparou com a solicitação de inserir o código postal. Nada mais é do que o CEP de sua residência. 

Antigamente, o campo trazia muitas dúvidas e problemas para o usuário. Mas parece não ser mais o caso. Agora, ele só aparece ao cadastrar um cartão de crédito com antecedência pelo app. Nos demais casos, aparece como CEP mesmo. 

O que é a taxa de serviço do Airbnb?

A taxa de serviço do Airbnb é quanto a plataforma cobra para oferecer seus serviços. Dentro desse valor, estão inclusos, por exemplo, custos para manter o site e o aplicativo no ar e atualizados. 

Outros gastos não tão óbvios são aqueles com o serviço de atendimento 24h e reembolso de danos causados em propriedades anunciadas na plataforma. 

O que é depósito de segurança no Airbnb?

O depósito de segurança é uma taxa cobrada como caução para cobrir algum dano que ocorra na acomodação. Ele pode ser solicitado tanto pelo anfitrião, quanto pelo Airbnb. 

O valor será retido no cartão a partir de 2 dias antes do seu check-in até 14 dias após o checkout ou até o check-in do próximo hóspede, o que ocorrer primeiro. 

É importante saber que:

  • O valor varia conforme o preço da diária e a quantidade de noites;
  • Todas as acomodações contam com cobertura contra danos – e não só aquelas com esse depósito de segurança;
  • Se seu cartão não tiver limite disponível para o depósito de segurança, você será notificado por e-mail e deverá alterar a forma de pagamento. Caso não o faça, sua reserva será cancelada.

O que é reserva instantânea no Airbnb?

A reserva instantânea é um recurso do Airbnb para agilizar sua estadia. Assim, você não precisa aguardar a aprovação de seu pedido pelo anfitrião. É um recurso disponível para quem estiver com a configuração da conta em dia e não há taxa adicional para usá-lo. 

Esse recurso é útil para quem faz viagem de última hora, para quem teve outra reserva cancelada em cima da hora ou quer fugir da burocracia de ser aprovado. 

Posso cancelar a reserva no Airbnb?

Sim, você pode cancelar sua reserva no Airbnb. Porém, provavelmente não terá o reembolso integral do que você pagou, que ocorreria apenas em casos de força maior (como desastres naturais e guerras) e cancelamento pelo anfitrião. 

O cálculo de reembolso vai considerar se você pagou apenas uma parte ou o valor cheio, a taxa de serviço e a política de cancelamento do anfitrião, que pode ser encontrada nas informações do anúncio:

Como descobrir a política de cancelamento do Airbnb
Imagem: Reprodução

Lembre-se que o prazo para cancelamento leva em conta o dia e horário do local de destino (e não o de onde você mora). Se perder o prazo, você será cobrado a taxa de serviço. 

Outros dois casos em que a taxa de serviço não será reembolsada é se você tiver feito reserva para outro local na mesma data ou tiver cancelado mais de 3x nos últimos 12 meses. 

Após solicitar o cancelamento, o prazo para você receber o reembolso é de até 15 dias. Mas isso vai variar de acordo com a forma de pagamento (cartão de débito ou crédito, PayPal etc.), o emissor do cartão e onde você mora. 

O que acontece se o anfitrião cancelar minha reserva?

Se o anfitrião do Airbnb cancelar sua reserva, você será reembolsado integralmente. Ele, por outro lado, poderá enfrentar algumas penalidades da plataforma, como pagar taxa de cancelamento; ficar com o calendário da acomodação bloqueado para o período; entre outras punições. 

O problema para o usuário é não conseguir efetuar uma nova reserva a tempo. Isso porque o cancelamento perto da data da viagem dificulta encontrar acomodações disponíveis. 

Além disso, o usuário pode não ter dinheiro para uma nova reserva por conta do tempo de processamento do reembolso ou por não ter limite no cartão de crédito. 

Você gosta de história de terror? Vou contar uma, então. Uma vez, um casal de surdos foi para Florianópolis para um congresso. Assim que chegaram à cidade descobriram que a reserva da acomodação tinha sido cancelada pelo anfitrião. 

Além de não conhecer a cidade, eles só conseguiam se comunicar com as pessoas de forma escrita. Eles não tinham dinheiro para se acomodar em outro local e ficaram na rua pensando o que fariam. 

Daí, por sorte ou destino, uma amiga minha encontrou eles, conseguiu entender todo o problema e, por fim, os recebeu na casa dela. Moral da história: tenha sempre um plano B. 

Conclusão

Não é à toa que o Airbnb é tão popular. Afinal, trata-se de uma plataforma robusta com diversas facilidades de navegação. Ou seja, mais um passo para democratizar as viagens.

Use as dicas como ensinamos e tire o melhor proveito na hora de fazer sua reserva. E, lembre-se, tenha um plano B todas as vezes que for viajar, ok?

Se você não está no clima de viajar, que tal conhecer novas pessoas pela rede social Omegle? Clique neste tutorial e aprenda como usar o site ou app para conversar com novas pessoas.

Agora, se você vai viajar, conheça os melhores celulares com câmera boa para tirar fotos inesquecíveis do destino.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!



VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler