terça-feira, novembro 30, 2021

Últimas Postagens

FPA instala grupo de trabalho acompanhar falta de contêineres no Brasil

Nesta terça-feira, 19, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), disse que a FPA criou um um grupo de trabalho (GT) para acompanhar falta de contêineres no Brasil.

Segundo o deputado, o GT, que é composto por parlamentares, técnicos e Instituto Pensar Agro, vai trabalhar para pressionar o governo em busca de uma solução para o problema. “O container é um indutor gigante do custo de produção. No trajeto Brasil e China, um container que custava US$ 2 mil, no ano passado; está custando US$ 10 mil. Não tem container no mercado. (…) O GT vai discutir isso com o governo, quais são as medidas, a pressão que o governo pode fazer nesta questão da regulação. Por que alguns países conseguem ter mais acesso? É um leilão? Alguém paga mais? Ou são regras? O Brasil tem mercadorias para o mundo tudo e precisa de contêineres”, diz Souza.

Ainda de acordo com o deputado, a FPA está preocupada com o aumento dos custos de produção agrícola e com a inflação. “A FPA se preocupa com o custo de produção e como é que isso vai chegar na mesa dos brasileiros. Nós sabemos que quanto menor o custo de produção, maior será a lucratividade do produtor e menor será o preço para o consumidor brasileiro. Sabemos que o debate sobre o custo dos alimentos está na pauta, e não é o agricultor, o produtor rural, o responsável por isso, mas sim a cadeia, o que está no meio”, afirma.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler