domingo, novembro 28, 2021

Últimas Postagens

Empréstimo Itaú – Modalidades e Taxas de Empréstimo e Financiamentos

Se você está procurando boas opções de empréstimo, o banco Itaú pode ser a sua melhor opção. Isso porque existem diversas modalidades a sua escolha e uma delas com certeza deve se encaixar nas suas necessidades.

O Itaú está na vida dos brasileiros desde 1943, quando foi criado por Alfredo Egydio de Souza Aranha e atendia pelo nome de Banco Central de Crédito S.A.

Atualmente, mais de 70 anos depois, a instituição é uma das maiores da América Latina e faz parte da lista dos vinte maiores bancos do mundo em valor de mercado.

Dessa forma, seja para sair das dívidas, comprar um carro, viajar ou realizar um sonho, continue lendo este artigo e conheça as opções de empréstimos e financiamentos que o Itaú oferece.

Boa leitura!

Tipos de empréstimos oferecidos pelo Itaú

Sendo uma das maiores instituições bancárias do país, o Itaú tem uma gama bastante diversa de modalidades de empréstimos.

A mais nova é o empréstimo online, mesmo para pessoas não correntistas, que te ajuda a organizar a vida financeira de forma 100% digital e segura.

Contudo, ela não é a única e cada uma delas têm características específicas. Por isso, listamos todas as opções de empréstimo oferecidas pelo banco.

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é uma das modalidades mais conhecidas. É uma linha de crédito adicional na sua conta corrente que cobra juros e IOF.

Além disso, essa modalidade permite que você faça um empréstimo no cartão de crédito e o melhor é que não compromete o limite disponível.

Você pode fazer a simulação e a contratação direto pelo aplicativo Itaucard, ou então, pela redes de atendimento do banco. Existe a possibilidade de uma análise de crédito antes da liberação do dinheiro, que cai na hora.

Caso você já tenha o valor pré-aprovado, essa análise não acontecerá e o dinheiro cai automaticamente após escolher o valor e a quantidade de parcelas.

Empréstimo Pessoal sem precisar ter conta

Esse tipo de empréstimo contempla aqueles que não são clientes Itaú e funciona de forma bastante simples.

Isso porque, tudo o que a pessoa interessada precisa fazer para solicitar é fazer a simulação pelo site da instituição, preenchendo todos os campos solicitados no passo a passo.

O banco leva até 3 dias úteis para fazer a análise de crédito e, se aprovado, o dinheiro cai na conta informada em mais alguns dias.

Dessa maneira, o pagamento é feito através de boletos bancários, com período de quitação mínimo de 2 meses e máximo de 24 meses.

Crédito com garantia de imóvel

Essa modalidade é exclusiva para pessoas que têm imóveis em seu nome, isso porque ele é usado como garantia de pagamento pelo banco.

Ela também é conhecida como Home Equity e, para que possa entrar em vigor, o imóvel em questão precisa estar quitado.

O crédito é livre e pode ser usado como você preferir. Mas, ainda tem outra vantagem: essa modalidade tem benefícios como menor taxa de juros, maior valor liberado e maiores prazos para pagamento.

Crédito Consignado Itaú

Esse tipo de empréstimo é feito para funcionários de empresas privadas, servidores de órgãos públicos conveniados ao banco.

Como o pagamento é descontado em parcelas fixas, direto do salário, existem alguns benefícios, já que a instituição tem muito mais segurança de que não haverá inadimplência.

  • Taxas reduzidas, com juros menores do que outras modalidades;
  • São 90 dias para começar a pagar;
  • Você pode quitar as parcelas e antecipar quando quiser;
  • O valor das parcelas é escolhido pelo contratante.

A simulação e solicitação pode ser feita no site, pelo aplicativo ou direto nas agências bancárias, se você preferir.

Crédito Consignado INSS

O crédito consignado é uma modalidade que contempla os aposentados e pensionistas do INSS que funciona de maneira bem parecida com a modalidade anterior. Contudo, nesse caso, o pagamento pode ser feito em até 72 meses.

A finalidade do crédito não precisa ser explicada e as parcelas serão consideradas de maneira fixa direto do benefício.

A disponibilidade, no entanto, depende bastante do tipo de benefício que se recebe. Para afastamentos temporários, por exemplo, ela não está disponível.

Cheque Especial

Exclusivo para correntistas do Itaú, o cheque especial é um limite já disponível em conta corrente e sendo assim, pode ser utilizado a qualquer momento, para qualquer finalidade.

É indicado, no entanto, somente para imprevistos e para ser usado por pouco tempo. Entretanto não possui taxa de contratação e o beneficiário pode usar sempre que precisar.

Em relação ao juros, o cálculo acontece com base no dias de uso, dessa maneira podem chegar à máxima de 8% a.m.

A simulação pode ser feita no site do banco Itaú e, dessa forma, o cálculo considera apenas a quantidade de dias úteis de uso do limite de Cheque Especial em um mês padrão de 30 dias corridos com 21 dias úteis, sem considerar IOF.

Microcrédito

O Microcrédito é uma iniciativa do Itaú que contempla pequenos empreendedores ou profissionais autônomos, sem necessidade de possuir CNPJ.

O crédito é liberado para investimentos no negócio, como por exemplo:

  • Capital de giro;
  • Reposição de estoque;
  • Compra de máquinas e equipamentos;
  • Reforma do estabelecimento.

Contudo, essa modalidade está disponível nas regiões de Campina Grande, Fortaleza, Teresina, Montes Claros, Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro, e para contratar não precisa ter conta em banco.

Sendo assim, para fazer o pedido você precisa ter mais de 18 anos, no mínimo seis meses de atividade e uma renda ou receita bruta do negócio de até R$360.000,00 ao ano.

Antecipação de Restituição de IR

Se você cadastrou o banco Itaú para receber sua Restituição do Imposto de Renda, você pode antecipá-lo, variando de acordo com a política de crédito do banco.

Trata-se de um empréstimo para que você não precise aguardar meses até receber a restituição e você recebe o adiantamento em uma parcela que cai direto na sua conta corrente.

O débito da antecipação é feito também em parcela única direto da sua conta, mas somente quando você receber a restituição do IR, com data limite para o mês de dezembro.

A solicitação pode ser feita pelo app, pelo site ou pelo caixa eletrônico de qualquer agência Itaú.

Antecipação do 13º salário

Funcionando de maneira parecida com a modalidade anterior, se você é funcionário de qualquer empresa privada ou órgão público e recebe o seu salário pelo Itaú, então é possível antecipar o seu décimo terceiro salário.

O pagamento é automático, feito em parcela única e somente no mês de dezembro. O valor é creditado diretamente na sua conta, de acordo com o seu limite pré-aprovado. As taxas são reduzidas, mas podem variar de acordo com cada correntista.

Adiantamento a Depositante

Serviço de conveniência, criado para cobrir transações emergenciais quando não há saldo em conta ou possibilidade de utilizar o cheque especial (LIS).

Dessa maneira, o crédito é sujeito à aprovação na análise emergencial e, caso o saldo não seja coberto no mesmo dia, haverá cobranças de tarifas e encargos.

Para ter direito a esse tipo de empréstimo, é necessário ser correntista do banco e ter contratado esse serviço no momento de abertura da conta. Então, caso não tenha feito isso, pode fazer a qualquer momento na sua agência. 

O cancelamento também pode ser feito a qualquer momento, sem ônus.

Financiamento Estudantil Pravaler

É um projeto de financiamento estudantil para financiar cursos de graduação, intercâmbios e até cursos de curta duração.

O projeto é uma parceria da instituição Pravaler com o banco Itaú e o empréstimo é feito de maneira 100% digital.

Você tem mais tempo para pagar e conta com as menores taxas e pode parcelar o seu semestre atual em 12x ou mais.

Itaú Parcela Fácil

É uma plataforma online de renegociação de dívidas do banco que facilita a negociação das dívidas de forma simples, rápida e segura.

Está disponível para empresas e para pessoas físicas. As taxas de juros estão a partir de 1,99 a.m. e a parcela da renegociação pode ser feita em até 73 meses.

Crédito Imobiliário

Essa é uma forma de empréstimo que ajuda clientes e correntistas da instituição a conseguir comprar a tão sonhada casa própria. As taxas variam de acordo com a análise de crédito individual de cada beneficiário.

De modo geral, o banco concede duas opções de financiamento de imóveis:

  • Crédito Imobiliário: taxas prefixadas de 6,9% ao ano mais TR;
  • Crédito Imobiliário com Juros da Poupança: taxas pós-fixadas atreladas à poupança, mais TR e limite de 10,16% ao ano.

Existe ainda, a possibilidade de financiar até 90% do valor integral do imóvel, com prazo de até 30 anos e para conseguir o empréstimo é necessário realizar a simulação direto pelo site e aguardar a resposta.

Se aprovado, é preciso enviar a documentação e aguardar, podendo acompanhar as etapas através do internet banking. Depois de assinado o contrato, o crédito é liberado em até 3 dias úteis.

Financiamento de Veículos

Funcionando de maneira parecida com o financiamento de imóveis, no Itaú essa mesma condição para veículos ajuda correntistas do banco a comprar ou trocar de carro.

É necessário escolher o veículo, dar um valor de entrada e só então financiar o restante.  Dessa forma, o prazo para quitação total é de até 60 meses e o banco pode liberar o financiamento de até 90% do valor do carro

Todavia, nessa modalidade, o carro fica em nome do banco até que a quitação da dívida, o que pode acontecer a qualquer momento.

Taxas e tarifas para empréstimos no Itaú

As taxas de juros do Itaú podem variar de acordo com a modalidade de empréstimo, e o juros e taxas do seu contrato também podem ser diferentes de cliente para cliente, conforme a análise feita pelo banco.

Dessa maneira, separamos as informações fornecidas pelo Banco Central sobre os juros praticados pelo Itaú, veja na tabela:

Tipo de empréstimo Taxa de juros ao mês (a.m) Taxa de Juros ao ano (a.a)
Cheque especial 8,22% 157,22%
Consignado (INSS) 1,71% 22,54%
Consignado (empresa privada) 2,35% 32,11%
Consignado (empresas públicas) 1,17% 14,97%
Crédito pessoal 4,04% 60,90%
Informações do Banco Central

Quem pode solicitar empréstimo no Itaú?

Os empréstimos na instituição podem ser concedidos a qualquer pessoa que for maior de 18 anos. No entanto, dependendo da modalidade, é necessário que o beneficiário seja correntista do Itaú.

Ademais, outra exigência é a de não apresentar nenhum impedimento nos fatores analisados, como nome negativado em órgão de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.

Como solicitar empréstimo no Itaú?

Os empréstimos podem ser feitos direto pelo celular, tablet ou computador. Contudo, as simulações e contratações podem ser feitas direto pelo internet banking ou pelo site da instituição.

Ou então, o interessado pode se encaminhar até a sua agência Itaú e conversar com o seu gerente. Para aprovação, o banco avalia:

  • O cadastro do cliente;
  • Renda;
  • Capacidade de pagamento;
  • Histórico de movimentação da conta;
  • Situação cadastral do CPF.

Vantagens e desvantagens

Como em todas situações ao longo da vida, existem vantagens e desvantagens e, por isso é necessário analisar ambos os lados da moeda antes de decidir contratar um empréstimo.

Vantagens 

Entre as vantagens podemos citar:

  • Escolha da data para realizar o pagamento de suas mensalidades;
  • Possibilidade de realizar o pagamento das parcelas em até 72 meses na maioria das modalidades;
  • Seguro que garante o pagamento das parcelas de seu empréstimo pessoal, caso ocorra algo inesperado, como desemprego ou problemas de saúde.

Desvantagens

Apesar das vantagens de realizar um empréstimo Itaú, esse tipo de transação também possui algumas desvantagens, que são:

  • Dívida a longo prazo;
  • Taxas de juros podem ser altas, dependo da modalidade escolhida;
  • Algumas opções não são disponíveis para negativados.

Vale a pena fazer um empréstimo no Itaú?

Sim! Contudo, como todo empréstimo, é preciso ficar bem atento ao seu orçamento pessoal para não acabar se endividando ainda mais.

Outro ponto é avaliar a real necessidade de pegar um empréstimo. Se for para pagar contas, por exemplo, você deve fazer a comparação das taxas e entender se o custo benefício irá compensar.

No caso de uma viagem, fazer um bom planejamento pode ser suficiente para ir para o destino dos seus sonhos, com tudo pago, sem fazer uma dívida para isso.

Sendo assim, sempre pense bem antes de fazer um empréstimo ou qualquer outra dívida de longo prazo, dessa forma pode evitar muitos problemas no futuro.




VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler