domingo, novembro 28, 2021

Últimas Postagens

Confira a tendência para o mercado da soja na semana que vem

Confira os fatos que vão exigir a atenção do mercado de soja na semana que vem.

As dicas são do analista da Safras Consultoria, Luiz Fernando Gutierrez Roque:

  • Os players do mercado da soja dividem as atenções entre o clima para a evolução do plantio e desenvolvimento inicial da nova safra brasileira, clima para a evolução da colheita nos Estados Unidos, relatório de outubro do USDA e movimentos da demanda chinesa no mercado internacional.

 

  • Os trabalhos de plantio da nova safra brasileira de soja continuam evoluindo em bom ritmo na maioria dos estados produtores. O retorno das precipitações para todas as regiões do país tem incentivado os produtores a acelerarem os trabalhos nos estados da faixa central e a iniciarem a semeadura nos demais estados do Sul, Nordeste e Norte.

 

  • As previsões climáticas apontam para um período de grandes precipitações na maior parte das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste no período entre os dias 15 e 21 de outubro, o que embora seja favorável para a umidade dos solos pode impedir que os trabalhos de plantio avancem em melhor ritmo. Além disso, os mapas apontam para a manutenção das precipitações também na última semana de outubro, o que pode começar a trazer atrasos para a semeadura.

 

  • Nos EUA, os trabalhos de colheita continuam evoluindo em ritmo acelerado. O clima pouco úmido tem permitido um forte avanço das máquinas em todo o cinturão produtor. As previsões apontam para a manutenção desta pouca umidade nas próximas duas semanas, o que vai continuar permitindo um avanço acelerado da colheita.

 

  • O relatório do USDA de outubro confirmou o sentimento do mercado e elevou as projeções para a produção e para os estoques dos EUA nas temporadas 2020/21 e 2021/22. Apesar disso, o tamanho dos ajustes positivos nos números de 2021/22 surpreendeu, o que trouxe uma forte pressão negativa para os contratos em Chicago.

 

  • Após uma semana de feriados na China, novas vendas de soja dos EUA para o país asiático foram anunciadas nesta semana, conforme o esperado. Tal fato é importante para trazer um certo suporte para os contratos em Chicago, impedindo maiores ajustes negativos neste momento de pressão fundamental. A medida que a colheita avança nos EUA, devemos continuar vendo novos anúncios nas próximas semanas.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler