terça-feira, novembro 30, 2021

Últimas Postagens

confira a previsão do tempo para novembro nas regiões produtoras

Entre novembro, dezembro e janeiro, há previsão de chuva acima do normal na metade norte do Brasil, englobando as principais áreas produtoras de soja do Sudeste e Centro-Oeste.

Porém, no Rio Grande do Sul, a estimativa é de volumes que podem variar entre 30 mm e 50 mm abaixo da média. Esse cenário é típico de anos em que o fenômeno climático La Niña ocorre. Por lá, apesar de a chuva ter sido intensa nos últimos dias, os trabalhos de plantio não foram beneficiados porque a temperatura do solo está muito baixa, o que prejudica a germinação inicial da oleaginosa.

No próximo trimestre, o norte do Paraná e o oeste de Santa Catarina serão as áreas da região Sul mais atingidas pela chuva.

Chuva nos próximos dias

Para este fim de semana, a frente fria vai continuar levando bastante umidade para a metade norte do Brasil. Na região Sul, haverá o retorno da chuva, com alto risco de granizo e ventania, mas com volumes menores, entre 5 mm e 15 mm.

De 23 a 27 de outubro, apenas o Paraná terá maiores acumulados, chegando a até 30 mm. Nesse período, o Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) deverão contar com umidade significativa, com destaque para regiões de Goiás, com volume que pode ultrapassar 70 mm.

Leste de Mato Grosso pode contar com até 50 mm. Já em áreas do Matopiba, previsão é de 30 mm até a próxima quarta-feira, dia 27.

 

 

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler