terça-feira, outubro 19, 2021

Últimas Postagens

5 chás para dor no estômago e como preparar

Alguns chás, como o de hortelã-pimenta, malva ou sementes de melão, podem ajudar a aliviar a dor de estômago ou sensação de queimação na boca do estômago, porque possuem propriedades calmantes que atuam sob o sistema digestivo.

A dor de estômago pode ser causada por gastrite, refluxo gastroesofágico, presença de úlceras estomacais ou gastroenterite, por exemplo, ou até mesmo por ansiedade e pode ser acompanhada de outros sintomas como náuseas ou vômitos. Entenda melhor as causas da dor no estômago.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os chás são uma boa opção para ajudar a controlar a dor de estômago, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Algumas opções de chás para dor de estômago são:

1. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta, de nome científico Mentha piperita L., é rico em óleos voláteis como mentol e mentona, que possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, calmantes e analgésicas, que ajudam a aliviar a dor no estômago, e a diminuir outros sintomas de problemas gastrointestinais, como náuseas ou vômitos.

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã-pimenta, tampar e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar, e tomar 3 a 4 xícaras por dia, logo após as refeições.

2. Chá de boldo

O chá de boldo, preparado com as folhas secas do boldo do Chile ou folhas frescas boldo brasileiro, é rico em boldina e  ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e adstringentes, que ajudam a reduzir a acidez gástrica, protegendo o estômago e aliviando a dor.

Devido a essas propriedades, o chá de boldo é muitas vezes usado para auxiliar no tratamento da azia e má digestão.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de boldo picado;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida, de 2 a 3 vezes por dia, antes ou após as refeições. Outra opção é tomar uma xícara antes de dormir para ajudar a digestão após o jantar.

O chá de boldo pode causar efeitos colaterais, principalmente quando é consumido em quantidade excessiva e por mais de 20 dias, além de ser contra-indicado para mulheres grávidas por pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares ou pancreatite.

3. Chá de funcho

O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Além disso, também auxilia no esvaziamento do estômago, o que o torna uma excelente opção natural para aliviar a dor de estômago e diminuir as crises de azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes da refeição. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho. Saiba outras formas de usar o funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

4. Chá de alteia

O chá de alteia, também conhecido como malva-branca ou malvaísco, deve ser preparado utilizando a raiz da planta medicinal Althaea officinalis. Esta planta tem efeito anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor do estômago, que ajuda a aliviar a dor ou a queimação no estômago.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

5. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago e diminuir a acidez do estômago, reduzindo a dor e a sensação de queimação no estômago.

Além disso, o chá de gengibre tem ação antiemética, que ajuda a aliviar as náuseas e os vômitos que podem ser causados pela dor de estômago. Conheça outros benefícios do gengibre.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia, 20 minutos antes da refeição.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, por úlcera, por exemplo, ou por pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes, pois o gengibre possui propriedades anticoagulantes que podem causar ou aumentar o risco de sangramento e hemorragia.

O que comer na dor de estômago

A dor e a queimação no estômago podem ser causadas pelo estresse e pela má alimentação, entre outras causas. Descobrir a sua causa é fundamental para o tratamento da doença, assim como evitar o consumo de açúcares, gorduras e alimentos como laranja, limão, morango, açaí, fast food, tomate e cebola.

 

Latest Posts

Não Deixe de Ler