terça-feira, outubro 19, 2021

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Veja quais são e como utilizar os serviços disponíveis no “Meu INSS”

Com o intuito de agilizar e facilitar a vida de seus segurados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desenvolveu a plataforma digital “Meu INSS”, de maneira que se tornou possível realizar diversos serviços ou parte deles sem nem mesmo sair de casa.

O Meu INSS, pode ser acessado pelo aplicativo (disponível para Android e IOS), ou pelo site de mesmo nome. Atualmente, a plataforma digital já oferece mais de 90 serviços aos seus segurados, como agendamentos de perícia, consulta de extrato de pagamentos, consulta e solicitação de benefícios do instituto, carta de concessão, entre outros.

Ademais, para utilizar todos os serviços disponíveis na plataforma, bastará apenas um usuário e senha, de maneira que o cadastro é simples e prático. Neste sentido, primeiramente é preciso baixar o aplicativo, ou acessar o site Meu INSS. Feito isso, será necessário informar os seguintes dados:

  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Nome completo;
  • Nome completo da mãe;
  • Data e local de nascimento.

Cabe salientar que é bom estar com a Carteira de Trabalho em mãos, dado que serão solicitadas informações que dizem respeito a questões trabalhistas e previdenciárias do segurado, que podem ser encontradas no referido documento.

Serviços mais utilizados no Meu INSS

Dentre os serviços mais acessados, estão as solicitações de aposentadoria e pensão por morte, emissão do extrato de pagamentos, agendamento de perícia médica, consulta do extrato de contribuição e alteração de pagamento para conta corrente. Diante disso, confira como realizar cada um destes pela plataforma.

  • Solicitar a aposentadoria  
  1. Faça o login no site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Selecione a opção “Serviços”, em seguida “Benefício”;
  3. Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Vá em “Novo Requerimento”;
  5. Selecione o benefício desejado, no caso alguma categoria da aposentadoria;
  6. Preencha ou atualize suas informações;
  7. Anexe os documentos exigidos e informe os dados solicitados;
  8. Feito isso, basta concluir o pedido.

Lembrando que a previdência possui regras bem detalhadas no que diz respeito a aposentadoria. Assim sendo, é sempre recomendado se planejar e buscar o acompanhamento de um advogado, antes de realizar o requerimento.   

  • Requerimento da pensão por morte 
  1. Acesse a plataforma do Meu INSS;
  2. Vá em “Serviços”;
  3. Clique em “Benefícios”;
  4. Selecione “Agendamentos/Requerimentos”
  5. Clique em “Novo Requerimento”;
  6. Verifique e atualize seus dados se necessário;
  7. Digite “Pensão por Morte” na barra de pesquisa;
  8. Você será informado se será necessário atendimento presencial.
  • Emitir extrato de pagamento
  1. Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
  2. Escolha a opção “Do que você precisa?”;
  3. Digite na barra de pesquisa ”Extrato de Pagamento de Benefício”;
  4. Clique no ícone de lápis;
  5. Selecione os meses desejados de extrato;
  6. Feito isso, basta baixar o PDF.
  • Agendar perícia médica
  1. Faça o login no portal Meu INSS;
  2. Clique na opção “Agende sua perícia”;
  3. Vá em “Agendar Novo”;
  4. Feito isso, basta acompanhar seu agendamento em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Em situações que por algum motivo você ficou incapaz de estar presente na data, hora e local marcado para a perícia, basta ir em “Agendar perícia” e em seguida “Remarcar perícia”. Isto também pode ser feito ligando na central de atendimento pelo número 135.

  • Consulta o extrato de contribuição (CNIS)
  1. Baixe o aplicativo ou acesse o site Meu INSS;
  2. Selecione a opção “Extrato Previdenciário”;
  3. Baixe o PDF.

O documento baixado diz respeito ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou só CNIS. Nele é possível encontrar informações como períodos de trabalho, bem como as remunerações recebidas nestes.

  • Alterar o pagamento de benefícios para conta corrente
  1. Acesse a plataforma do Meu INSS;
  2. Vá em “Agendamento/Solicitações”
  3. Escolha a opção “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”;
  4. Clique em Transferir Benefício para Conta Corrente
  5. Informe os dados da conta corrente de sua titularidade;
  6. Feito isso, envie os documentos exigidos.

Outros serviços disponíveis na plataforma

Como já introduzido o Meu INSS soma mais de 90 serviços, além dos já citados acima, confira mais alguns disponíveis na plataforma digital:

  • Extrato do imposto de renda;
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Auxílio-doença;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal;
  • Calendário de Pagamento;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontre uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Prova de Vida Digital;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Salário maternidade.

 

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