domingo, outubro 17, 2021

Últimas Postagens

o que é e como a tecnologia pode te auxiliar nesse processo de gestão

O BPM (Business Process Management), em português Gerenciamento de Processos de Negócio, é todo o gerenciamento plausível de melhorias, e para que isso seja feito, é preciso reavaliar os processos.

As empresas precisam conhecer cada vez mais a forma como seus processos agem perante o mercado, além de ter ampla noção dos pontos positivos e dos pontos negativos que podem estar atrapalhando.

A ideia é atrelar a organização com possíveis melhorias que sejam fáceis de serem gerenciadas e previsíveis de serem compreendidas por pessoas novas que integrarem a equipe. Dessa forma, elas podem participar ativamente dos processos.

No artigo de hoje, falaremos sobre o BPM e como que a mente por trás dele poderá ser fundamental para organização e melhoria dos processos internos que estão sendo executados pela sua empresa. 

Diante disso, as chances de gerenciar e medir aumenta esporadicamente, gerando diversas melhorias na qualidade do serviço entregue e beneficiando a empresa com novas evoluções e o aumento das vendas. 

É importante lembrar que, isso pode ou não utilizar algum tipo de software de gerenciamento para ativos, tudo vai depender do seu tipo de segmento e quais os processos estão sendo utilizados dentro da sua empresa.

Por isso, desde já reforçamos que as dicas e exemplos dados deverão ser readequados para a realidade da sua empresa, assim você poderá aproveitá-las da melhor forma possível. 

O que é BPM?

O objetivo do BPM é trazer à tona informações que sejam pertinentes com os processos que são executados dentro de uma ou mais ações da empresa. O objetivo é propor soluções que possam ser realizadas e gerenciadas de forma mais simples e eficiente.

As principais vantagens que envolvem o BPM são a melhoria contínua dos processos, o que gera decisões mais assertivas. Tudo isso é gerado por meio de inovação, flexibilidade e integração tecnológica. 

É por isso que houve um grande aumento de consultoria de informatica SP, para verificar as possibilidades de implementação tecnológica agregada a softwares que possam ajudar na melhoria dos processos que envolvem as empresas dos mais variados segmentos. 

O interessante é que isso pode ser aplicado por diferentes tipos de empresas, independente do porte. Existem grandes empresas que podem se adaptar e gerar mudanças na forma como são realizados os processos internos e externos.

E as pequenas e novas empresas que podem começar a estruturar seus processos no dinamismo feito com as formas como o BPM age dentro das ações delas. Vejamos de forma mais aprofundada os benefícios da tecnologia BPM. 

Os benefícios que a tecnologia BPM gera para sua empresa

Vejamos alguns dos benefícios que as principais empresas de contabilidade em SP e de outros segmentos conseguem garantir quando passam a adotar a tecnologia BPM dentro dos processos internos e externos de suas marcas:

  • Transparência em todas as etapas do processo;
  • Redução dos custos nos processos internos e externos;
  • Automação de processos e a geração de evidências;
  • Aumento do controle administrativo;
  • Aumento de toda a produtividade e qualidade dos produtos.

Começando pelo processo da transparência em todos os processos e etapas que envolvem uma empresa, os negócios que seguem seus processos sem a devida transparência, quase sempre estão limitados a cair nos mesmos erros e equívocos.

Isso ocorre justamente pela falta de comunicação entre as pessoas que estão envolvidas, tanto diretamente quanto indiretamente com os processo da marca. Isso pode ocasionar erros comuns de serem vistos em diversos segmentos.

A tecnologia em BPM pode gerar uma melhor transparência em tudo o que está ocorrendo, justamente por ter tudo catalogado e informado para que qualquer pessoa envolvida possa ter noção do que está acontecendo e até mesmo as decisões que precisam ser tomadas.

Redução dos custos

Toda nova implementação, em qualquer que seja o negócio, exigirá um investimento inicial, mas a tendência é que o retorno ocorra com o tempo e passe a agir como um forte agente na redução de custos em diferentes processos da empresa.

É como fazer um programa para controle financeiro empresarial, no início será preciso fazer a contratação de um equipe especializada que deverá fazer todo o trabalho de apoio e consultoria dentro da sua empresa.

O início desses processos só pode ser efetivado com um investimento inicial de tempo e dinheiro da empresa, mas posteriormente, quando o controle passar a ser efetivado dentro dos processos da empresa, todos passam a notar como a economia passa a ser valiosa.

Da mesma forma ocorre com as empresas que atuam na implementação da tecnologia BPM. Pode ser que dentro de seus processos seja necessário a contratação ou o desenvolvimento de um software de inteligência artificial.

Além disso, algumas pessoas podem se incomodar com os valores, mas saiba que a longo prazo, os investimentos em melhorias processuais sempre tendem a gerar um bom retorno para quem os fizer. 

Automação de processos 

Seguindo na linha de investimentos e da geração de novas tecnologias para os processos da empresa, um dos maiores benefícios gerados pela tecnologia BPM é a capacidade de automatizar tudo aquilo que antes era feito de forma manual. 

O ser humano pode errar por diversos motivos, até mesmo em sua administração, ou seja, a noção de gestão e manipulação de agentes auxiliares é potencialmente melhor do que a utilização de técnicas amplamente manuais para realização de processos.

É claro que em alguns segmentos e empresas o diferencial é o trato humanizado para a confecção de produtos e realização de serviços, mas é preciso olhar um pouco mais além do que o sentido da produção.

A falta de automação dos processos pode gerar perda de tempo que gera a redução de clientes, e a pressa pode afetar na qualidade do produto. Por isso, é preciso alinhar esses processos de maneira que possa unir qualidade e produtividade. 

Esse tipo de ação normalmente costuma ser construído por uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, onde um profissional especializado pode te auxiliar a automatizar os processos.

Aumento de toda a produtividade e qualidade dos produtos

Começamos a falar da produtividade e qualidade dos produtos no final do último benefício da tecnologia BPM. Retornamos nesse assunto, pois a consagração e o destaque do seu produto virá quando todos os outros pontos estiverem fluindo normalmente.

Quando os administradores e criadores não precisam perder tempo consertando problemas, refazendo trabalhos ou até mesmo trabalhando mais do que deveriam em um mesmo produto, é possível aproveitar melhor esse tempo na qualidade do que está sendo feito.

Essa qualidade de tempo aumenta a produtividade de toda a operação, que acaba produzindo produtos de maior qualidade para os seus consumidores. Esse tipo de ação será notado por diversos consumidores em diversas etapas da compra.

Muitas empresas entregam produtos com certa agilidade, mas a qualidade dos mesmos é baixa. Ou existe uma ansiedade nos consumidores em comprar os produtos da marca, e infelizmente acabam perdendo o interesse pela demora da entrega.

Enquanto alguns outros poderiam ganhar um destaque produzindo embalagens mais bonitas e funcionais, mas acabam passando despercebidos por não conseguirem agregar valor aos seus produtos, devido ao tempo investido na gestão de outros processos.

Aumento do controle administrativo 

Todos esses benefícios citados acima são fruto do aumento do controle administrativo causado pela tecnologia BPM, afinal, você agora está focado especificamente no gerenciamento dos processos de trabalho.

Antes não se tinha noção do tempo perdido em um mesmo processo, ou como fazer para 

que este seja construído de forma a enquadrar os pontos positivos da empresa e diminuir os pontos negativos.

É necessário ter em mente, de forma ampla, quais pontos devem ser melhorados e o apoio da tecnologia é capaz de calcular tudo isso de forma rápida e eficaz, trazendo melhorias incríveis dentro dos processos da empresa. 

Saiba que, dependendo do investimento que você for faze, é possível conseguir um grande apoio com linhas de crédito para empresas, você pode ver as melhores maneiras de organizar aquilo que deve comprar e instalar a tecnologia BPM em seu negócio.

Considere também buscar ajuda na gestão de processos, pois ninguém nasce sabendo de tudo, e algo que aparentemente pode ser indispensável para você, é algo que está atrapalhando todo o desenvolvimento do seu produto.

A busca por conhecimento deve ser sempre uma das maiores prioridades de todos os empreendedores, pois é assim que você se desenvolve e transforma sua marca em uma superpotência no seu segmento. 

Portanto, busque por cursos tecnicos EAD (Ensino a Distância) ou presencial, dependendo da sua realidade, e construa seu conhecimento para aplicar dentro do seu empreendimento. A tecnologia BPM poderá te ajudar nesse processo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler