domingo, outubro 17, 2021

Últimas Postagens

mais de 70% das lavouras de Campos Novos (SC) são cultivadas com soja

A cidade de Campos Novos, em Santa Catarina, abrigará um dos eventos mais aguardados pelos sojicultores: a Abertura Nacional do Plantio de Soja, safra 2021/2022, em 30 de setembro, a partir das 9h (horário de Brasília).

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Soja de Santa Catarina (Aprosoja-SC), Alexandre Di Domenico, o município é o principal produtor da oleaginosa no estado, sendo o único catarinense entre os 20 maiores do grão na região Sul. “Temos em Campos Novos uma área de 90 mil hectares de lavoura. Para um estado pequeno como Santa Catarina, é um número expressivo. Desse montante, 65 mil hectares são cobertos com soja”, detalha.

De acordo com ele, a oleaginosa tem uma grande importância para o município. “Campos Novos é uma cidade formada por produtores, tanto que o slogan do município é ‘celeiro catarinense’. A soja tem uma importância muito grande para Campos Novos desde a década de 1970”, conta.

Cooperativismo e sustentabilidade

Para Domenico, o cooperativismo de Santa Catarina é exemplo para o Brasil e para o mundo, já que conferiu ao estado um modelo de pequenas propriedades com alta produtividade e rentabilidade no campo. “As cooperativas fazem um belíssimo trabalho de fomento para todos os produtores rurais”, enfatiza.

Conforme o presidente da Aprosoja-SC, o plantio direto mudou toda a dinâmica de plantio para a conservação do solo, evitando erosão e, consequentemente, o assoreamento dos mananciais e cabeceiras d’água. “Hoje já estamos trabalhando com governança administrativa voltada para sustentabilidade, técnicas que podemos aprimorar cada vez mais, aumentar nossa produtividade e fazer com que aumente a nossa renda, podendo fazer boas ações para o campo.”

Domenico também destacou a felicidade em sediar a Abertura Nacional do Plantio em Campos Novos justamente no ano em que o Projeto Soja Brasil completa dez safras de existência, com uma década de informações.

 

 

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler