terça-feira, outubro 19, 2021

Últimas Postagens

Entenda quem são os streamers e a popularização da transmissão de conteúdo ao vivo

Os streamers hoje em dia são excessivamente populares entre os jovens e estão em todas as partes da Internet, desde um programa de culinária até jogadores de poker online. Representam os antigos apresentadores de TV, mas para a nova geração da Internet tem um impacto imenso no novo mundo online.

O Twitch.tv — serviço de transmissão ao vivo de propriedade da Amazon — é o meio mais utilizado para divulgar e transmitir online os mais variados assuntos. É possível encontrar competições de esportes eletrônicos, apresentações musicais, bate-papos com artistas, torneios de poker online, sendo usado de várias maneiras para distribuir e ajudar artistas criativos a divulgar seu trabalho.

Desde que evoluiu como um desdobramento do site de transmissão de vídeo chamado Justin.tv em 2011, o Twitch se transformou em uma ferramenta muito popular que abriu as portas para incluir transmissão ao vivo de jogos esportivos, shows, DJs e uma infinidade de assuntos.

Em um recente levantamento, em janeiro de 2021, o Twitch tinha mais de 9 milhões de streamers ativos ao redor do mundo com centenas de milhões de espectadores. Essa geração de streamers mudou o paradigma da comunicação digital, um espaço esquecido nas escolas e universidades.

O YouTube também é um dos meios usados por esses “apresentadores” da nova geração. A grande diferença é que o conteúdo dos vídeos raramente é feito ao vivo, mas com a vantagem de poder atingir um público ainda maior com a gravação. Um dos nomes mais conhecidos no Brasil é Felipe Neto. O YouTuber é dono de um dos maiores canais do país na plataforma e tem mais de 42 milhões de seguidores. Whindersson Nunes, Luccas Neto e Camila Loures também estão entre os nomes mais famosos do Brasil.

Motivos para a rápida popularização

Todos os jovens de hoje em dia passam muito tempo olhando para a tela de um smartphone ou um computador. E todos eles têm seus streamers favoritos. Desde aqueles que compartilham suas experiências cotidianas criando algum conteúdo realmente único, tanto como aqueles que jogam seu jogo online favorito. Podemos citar alguns nomes como Gabriel “FalleN” Toledo, Alan “Alanzoka”, Alexandre “Gaules” Borba e Marcelo “coldzera” David, que estão entre os expoentes de streamers brasileiros atuais.

Outra questão é a tendência de que o jornalismo da internet de hoje se tornou tão informal, que parece normal que haja vários amigos conversando descontraídos na frente das câmeras. Já não queremos medir o sucesso de alguém por meio de seus estudos. Hoje em dia os diplomas não valem tanto como antigamente, e é trabalhando que se aprende mais. Os jovens streamers de hoje não têm medo de trabalhar e mostrar a cara na Internet.

Com as maiores estrelas do mundo do streaming acumulando milhões de horas assistidas todos os meses — e ganhando muito dinheiro no processo — tornou-se uma das formas de entretenimento mais lucrativas e de crescimento mais rápido, sendo usado também no mundo empresarial e corporativo.

Vantagens e benefícios

A transmissão ao vivo está se tornando cada vez mais popular no mundo profissional, pois ajuda empresas e organizações a se conectarem com o público em um nível mais profundo, apesar da barreira da localização física. Permite que a interação do público em tempo real, enquanto assistem podem também comentar os vídeos ao vivo. As grandes corporações já descobriram que existem muitos benefícios na transmissão ao vivo. Para começar, disponibilizar seus eventos presenciais para atendimento remoto é uma ótima maneira de ampliar o alcance de seu negócio ou organização.

Outra vantagem é a possibilidade de hospedar um evento de transmissão ao vivo com pouco equipamento e quase nenhum conhecimento técnico. É simples produzir streaming de alta qualidade e ainda contar com análise de vídeo em tempo real, monetização do vídeo, privacidade e segurança.

Transmitir eventos ao vivo online pode ser eficaz e impactante em uma ampla variedade de contextos, as empresas também podem usar transmissões ao vivo para aprimorar e maximizar a comunicação direta com clientes e parceiros da comunidade. O streaming permite ainda mais alcance e interação com pessoas ao redor de todo o mundo — é definitivamente uma ferramenta que veio para ficar.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler