terça-feira, outubro 19, 2021

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Com investimento em tecnologia, empresa quer aumentar produção de lúpulo em SC

Com o objetivo de aumentar a produção de lúpulo em pequenas propriedades de Santa Catarina, a Ambev firmou parceria com a startup ManejeBem para a criação de uma ferramenta que aproxima especialistas dos produtores.

A tecnologia vai aproximar especialistas a produtores de lúpulo, facilitando a assistência técnica. Dentro da plataforma será possível compartilhar dicas sobre como plantar e colher, auxilio no planejamento da safra do ano e contabilizar os resultados esperados com aquela plantação. As informações serão levantadas considerando indicadores sociais, ambientais e agronômicos. Além disso, com a ferramenta, os agricultores passam a contar com relatórios de gestão do negócio todos os meses.

“Estamos lidando com o desenvolvimento de um insumo que, até pouco tempo, era desacreditado de ser produzido com qualidade no Brasil. A Fazenda Santa Catarina vem conectando os principais atores do cenário do lúpulo nacional (Aprolúpulo, Secretaria da Agricultura, Epagri e universidades), que vêm sendo responsáveis pelo desenvolvimento da cultura. Com essa nova plataforma tecnológica, conseguiremos levar todo esse conhecimento para os nossos produtores no campo para que eles tenham resultados cada vez melhores e que as boas práticas sejam compartilhadas”, conta Felipe Sommer, Coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina da Ambev.

Fomento para produção de lúpulo

Ao longo de um ano e meio, o Projeto Fazenda Santa Catarina trouxe quatro variedades de lúpulo para o país e, após testes de manejo e avaliação do potencial agronômico, começou a produção e doação de mudas para os produtores. Todo o lúpulo produzido foi utilizado na produção das cervejas da companhia. Para os próximos anos , o projeto espera impactar cerca de 200 famílias.

A parceria entre a Ambev e ManejeBem tem rendido bons frutos. O piloto entre as empresas começou com o Projeto Roots, que estimula o uso de matéria-prima local para o desenvolvimento de novas cervejas, em estados como Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Goiás. Com o impacto positivo do projeto frente às famílias participantes, que cresceu 250% desde sua criação, a companhia trouxe o mesmo modelo de atuação da startup agora para a região Sul do país.

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