sexta-feira, outubro 22, 2021

Últimas Postagens

Cloud computing é aposta para escalabilidade dos negócios em empresas de tecnologia

Investimentos em plataformas de nuvem devem chegar a US$ 3 bilhões até o final do ano. Saiba como investir na solução

São Paulo, agosto de 2021 – O que, antes, não passava de uma previsão, se tornou parte da rotina de empresas pelo mundo. O crescimento do trabalho remoto, amplificado pela pandemia de Covid-19, trouxe novas necessidades para as corporações. De acordo com uma pesquisa feita pelo IDC, 39% dos CIOs de empresas da América Latina afirmaram que vão investir em computação em nuvem para melhorar o desempenho e garantir a escalabilidade dos negócios. Para ajudar as corporações, Mauricio Luiz, VP de soluções de tecnologias para empresas da NAVA Technology for Business, traz algumas considerações a respeito da importância desse investimento.

Segundo Luiz, a pandemia trouxe um reflexo considerável na parte de infraestrutura em cloud. Isso quer dizer que o modelo tradicional, em que a infraestrutura ficava atrelada ao ambiente corporativo, diminuiu, enquanto a utilização de soluções em nuvem aumentou rapidamente. No entanto, para realizar essas mudanças, foi preciso melhorar a capacidade de data centers, aumentar a capacidade de armazenamento dos dispositivos e investir em recursos para que o acesso a todas as ferramentas ficasse a alguns cliques.

“Uma vez que você tem muito mais gente acessando de maneira remota, as questões de performance, por exemplo, começam a ficar muito mais latentes do que no escritório. O grande movimento que aconteceu com as soluções em cloud foi a diminuição de áreas de trabalho e o aumento significativo de toda essa parte tecnológica para atender às demandas dentro de casa”, comenta o executivo.

A necessidade de melhorar a jornada de trabalho, garantindo eficiência e produtividade e ganhando tempo e segurança para a realização das tarefas, fez com que as empresas mudassem a cultura de trabalho das equipes. O IDC Brasil apontou que os investimentos em nuvem pública devem chegar a US$ 3 bilhões até o final deste ano, o que representa uma evolução de mais de 45% em relação a 2020. Para Luiz, essa mudança está relacionada com três fatores que devem ser levados em conta para o sucesso dos negócios:

O futuro está na nuvem
Colocar a infraestrutura da sua empresa em cloud é um caminho inevitável. A aposta de muitos especialistas é que o modelo tradicional de trabalho não será mais utilizado e, no lugar dele, veremos muito mais a jornada híbrida. Portanto, pensar em como usar de maneira eficiente essas soluções é o ponto-chave para obter sucesso. “Se, de um lado, eu quero controle, soberania e segurança dos meus dados, do outro, quero ter economia, velocidade e escalabilidade. E é por isso que a NAVA acredita em uma mistura de cloud pública e privada, com cenários diversos e personalizados para cada empresa”, explica Luiz.

Riscos existem
A preocupação com a segurança precisa andar junto com a vontade de investir em melhorias para o negócio. O executivo explica que, na nuvem, não existe o mesmo esquema de configuração de padrões de segurança, como os protocolos de envio de documentos, por exemplo. Para evitar que as empresas tenham arquivos perdidos pela nuvem, é importante contar com soluções de segurança confiáveis para data centers e para cada um dos dispositivos que têm acesso aos dados armazenados em cloud.

O sucesso depende de planejamento
Embora a mudança para um ambiente totalmente conectado à nuvem tenha ocorrido, em muitas empresas, de maneira rápida e sem muito tempo para pensar sobre as ações, é necessário repensar processos e planejar o investimento. Luiz comenta que “a falta de planejamento está fazendo com que as ferramentas de cloud não sejam utilizadas da maneira que poderiam”. Isso quer dizer que as corporações têm a missão de decidir em que modelo vão optar por trabalhar, quais os itens que permanecerão na cloud, de que maneira os colaboradores terão acesso, quais as ferramentas disponíveis e como esses itens serão manuseados, garantindo a eficiência nas atividades remotas e possibilitando que essas informações fiquem salvas em um ambiente seguro.

Sobre a NAVA

A NAVA é o resultado da consolidação de um grupo de empresas de tecnologia que se uniram para fornecer serviços e soluções digitais que transformam o mundo dos negócios. Com um portfólio robusto, há 25 anos, a companhia auxilia clientes dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo, entre outros, a alavancar suas jornadas de evolução digital. Hoje, a NAVA monitora 65% das operações de cartões no Brasil e, este ano, será uma das patrocinadoras do CIAB FEBRABAN 2021, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro do país.

Para mais informações, acesse: https://nava.com.br/pt/.

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler