terça-feira, outubro 19, 2021

Últimas Postagens

chuva e plantio; acompanhe a previsão do tempo para as regiões produtoras

O Projeto Soja Brasil traz um boletim especial de meteorologia para os produtores da oleaginosa. Agora, fica mais fácil acompanhar o regime de chuva na sua região, a melhor época para o plantio e saber se a umidade do solo beneficiará o enchimento de grãos em sua lavoura.

Desta forma, a previsão se torna essencial neste momento, já que áreas mais úmidas do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Rondônia iniciaram o plantio por conta do fim do vazio sanitário. Produtores de Goiás, por sua vez, começam no dia 25, mesma época em que as primeiras pancadas de chuva devem chegar, beneficiando o começo da semeadura.

Mais chuva

A notícia boa é que este ano a precipitação está melhor do que no mesmo período do ano passado. Esta semana, por exemplo, começa com muitas instabilidades na região Sul do Brasil, o que deve perdurar pelas próximas 48 horas. Em decorrência disso, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, houve queda de granizo do tamanho de ovos de galinha. O excesso de umidade nos dois estados tem atrapalhado os produtores. No Paraná, por outro lado, a chuva está mais escassa.

O início da primavera deve beneficiar toda a região central. Isso porque a partir do dia 24, já vai ser possível identificar em diversos pontos de Mato Grosso acumulados de chuva entre 60 e 70 mm. Norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás – incluindo Jataí e Rio Verde, importantes cidades produtoras de soja – terão chuva de até 30 mm.

A partir de sexta, passa a chover mais na região Centro-Oeste e menos no Sul, com exceção do Paraná, estado que mais precisa de chuva nesse início de plantio.

Primavera

Por conta do fenômeno La Niña, que está a caminho, a primavera, que se inicia nesta próxima quarta-feira, terá chuva acima da média em toda a metade norte do país e menos na região Sul.

Desta forma, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná poderão ter chuva abaixo da média histórica.

Então, amigo produtor, fique ligado que toda segunda e sexta-feira, traremos um boletim especial com a previsão do tempo focada nas áreas produtoras.

 

 

VER MATÉRIA ORIGINAL

Latest Posts

Não Deixe de Ler